Abiclor

Missões da indústria química: mais competitividade e mais retorno para a sociedade

No dia 12 de dezembro de 2022, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizou a divulgação e a entrega do relatório “Missões para a Indústria Química no Brasil – Environmental Social and Governance (ESG) Made in Brazil”. Durante o evento, a publicação foi entregue às autoridades presentes, entre elas o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), como representante do Governo de Transição, e os governadores eleitos Tarcísio de Freitas (SP) e Eduardo Leite (RS).

O relatório, que tem o apoio da Associação Brasileira de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) e de suas associadas, apresenta a agenda da indústria química brasileira para os próximos anos e está dividida em quatro missões: Gás Natural, Bioprodutos, Energias Renováveis e Saneamento. De acordo com o documento, as estratégias de desenvolvimento orientadas por missões ganharam força nos países desenvolvidos nos últimos anos, pois trazem uma visão sobre o que é necessário para impulsionar a economia e em que áreas estratégicas investir, definem rotas a serem seguidas, mobilizam organizações, geram mecanismos de avaliação e distribuem retornos à sociedade.

Para o presidente-executivo da Abiclor, Milton Rego, esse é um importante movimento da indústria química brasileira em busca de um alinhamento estrutural à agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A indústria química é a base para diversas outras indústrias e o Brasil concentra boa parte das matérias-primas necessárias para esse setor, além de uma das matrizes de energia mais limpa e renovável do mundo, fatores essenciais para o desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva”, explica Milton. “Porém, nos últimos anos, temos visto o setor se retrair no país por falta de uma política industrial clara e de um planejamento que coloque o Brasil em posição de destaque no cenário mundial”, conclui o executivo. De acordo com a Abiquim, o setor terá um faturamento de US$ 187 bilhões em 2022, mas um déficit recorde comercial de US$ 64,8 bilhões.

Confira abaixo, um resumo das missões estabelecidas para a indústria química brasileira:

1. Missão Gás Natural: viabilizar novas cadeias produtivas a partir da maximização do uso do gás natural como matéria-prima competitiva oriunda do pré-sal, diminuindo a vulnerabilidade do país em setores com o agronegócio, por exemplo, a partir da produção de fertilizantes.

2. Missão Bioprodutos: investir em materiais produzidos a partir de biomassa vegetal e na substituição de insumos tradicionais de origem fóssil como fortes indutores de inovação. Sugerir políticas públicas que reflitam os necessários estímulos (impostos) para o desenvolvimento dessa cadeia de produtos, aproveitando oportunidades em setores como alcoolquímica (etanol, açúcar e álcool) e oleoquímica (óleos vegetais).

3. Missão Energias Renováveis: ampliar a matriz energética limpa, com baixa pegada de CO2, e de baixo custo, como solar, eólica e biomassa; viabilizar a produção de hidrogênio verde e outras soluções que alavancam cadeias sustentáveis de químicos e favorecem a produção eletrointensiva de outros químicos. As principais oportunidades identificadas são metanol, hidrogênio verde, amônia verde e biogás/biometano.

4. Missão Saneamento: fomentar investimentos e desenvolver ambiente fértil favorável para o desenvolvimento de oportunidades decorrentes do novo Marco Legal do Saneamento Básico. Principais oportunidades: PVC, cloro-soda e produtos químicos diversos para tratamento de água e de efluentes.

Para o atingimento das missões, a Abiquim estruturou quatro diferentes pilares: pilar da energia e da matéria-prima competitiva, pilar tributário competitivo, pilar de inserção internacional competitiva e pilar de estímulos/incentivos à química sustentável. “O cumprimento de todas essas missões contribuirá para o fortalecimento do setor químico brasileiro, mas, principalmente, trará um legado positivo, com a geração de empregos, diminuição das emissões de carbono, bem-estar e saúde, para toda a sociedade”, conclui Milton.

Para saber mais, baixe o relatório. Missões para a Indústria Química no Brasil.