Abiclor

O segredo dos sais de banho

Os últimos dias do ano geralmente são um estímulo à reflexão. Avaliar os sucessos e infortúnios, comemorar as conquistas e planejar-se para o novo ciclo contribui para o autoconhecimento e para a autoconfiança, aprofundando os aprendizados. Os rituais de relaxamento e bem-estar ganham força nesses momentos, com destaque para os sais de banhos, considerados uma alternativa muito popular para recuperar as energias. Você sabia que o cloreto de sódio é o sal mais comum em banhos relaxantes?

A maioria dos sais de banhos disponíveis no comércio são compostos à base de cloreto de sódio – o mesmo sal utilizado na cozinha e também a matéria-prima para a fabricação do cloro, da soda cáustica e de seus derivados industriais. Há algumas outras opções, como sulfato de magnésio, e alguns sais compostos, com diversos elementos.

Produzidos com sal, ervas e óleos essenciais, os sais de banho são utilizados há milênios para aliviar o estresse. Também atuam como esfoliantes, limpando e removendo células mortas da pele. Embora seus benefícios sejam largamente difundidos pela cultura popular, não há evidências científicas sobre os efeitos desses banhos para a saúde – boa parte dos especialistas considera os que os resultados são subjetivos, como um “efeito placebo”. Ainda assim, relaxar em um ambiente agradável e perfumado pode gerar uma sensação de bem-estar duradoura. Confira alguns dos sais de banho mais conhecidos:

Sal marinho: é o cloreto de sódio geralmente obtido pela evaporação da água do mar. Também é conhecido como sal integral e pode ser encontrado até mesmo em supermercados. Dependendo da região em que é fabricado, pode apresentar pequenas quantidades de outros elementos como magnésio, cálcio e potássio.

Sal rosa do Himalaia: extraído de minas de sal no Paquistão, na região da Cordilheira do Himalaia, este sal é composto 98% por cloreto de sódio, e os 2% restantes contém cerca de 80 outras substâncias – uma delas é o óxido de ferro, responsável pela cor rosada.

Sal de Epsom: conhecido como sulfato de magnésio, esse sal é frequentemente obtido a partir da mineração da epsomita. Pode ser encontrado em farmácias sob o nome de “sal amargo”. Dependendo da concentração, ele altera a densidade da água de tal forma que permite a prática de relaxamento por flutuação, na qual uma pessoa fica deitada na água, sem afundar.

Os sais são compostos iônicos, geralmente solúveis em água. As combinações usadas nos sais de banho podem conter outros elementos aromáticos, corantes e óleos. Para relaxar com saúde, é importante verificar o rótulo dos produtos, conferir sua composição, data de validade, e utilizá-lo sempre de acordo com as orientações dos fabricantes.