Abiclor

Abiclor oferece treinamento para o transporte seguro do cloro

As inscrições para o curso “Melhores práticas na mitigação de acidentes no transporte de cargas”, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor), já estão abertas. Este é o segundo treinamento oferecido pela entidade para a capacitação dos profissionais que atuam na cadeia de produção, distribuição, manuseio, embalagem e transporte de cloro e contribui para a agenda de zero acidentes da entidade – uma meta que depende da sinergia entre os diversos agentes envolvidos no manuseio e transporte de produtos químicos.

O curso será ministrado pelo renomado consultor Rubem Penteado, doutor em Engenharia Mecânica pela PUC-PR, e instrutor em cursos e treinamentos na área de prevenção de acidentes no transporte rodoviário para diversas empresas e instituições. Penteado foi membro titular da Câmara Temática de Assuntos Veiculares – CTAV do CONTRAN de 2016 a 2021. As aulas serão na modalidade on-line, síncrona e interativa (em tempo real) e o treinamento terá duração de três horas, das 9h às 12h, no dia 16 de novembro.

O programa aborda os principais riscos de acidentes nas rodovias, as melhores técnicas para prevenção desses acidentes, tecnologias embarcadas disponíveis e as suas eficácias, o estado da frota, as características das “novas” combinações de veículos e a capacitação necessária dos condutores.

“A demanda por cloro e derivados deve crescer nos próximos anos, com o avanço das obras para universalização do saneamento básico. Precisamos nos antecipar e trabalhar de forma preventiva, capacitando os profissionais da cadeia, discutindo as novas tecnologias de monitoramento e controle e investindo na segurança de quem produz, de quem transporta e de toda a sociedade, que é beneficiada nesse processo”, afirma Milton Rego, presidente executivo da Abiclor.

A Abiclor incentiva as boas práticas e realiza treinamentos para prevenir e mitigar riscos operacionais e ambientais. Em agosto deste ano, a entidade já havia promovido um treinamento sobre a segurança nos processos de produção, que contou com a participação de mais de 20 técnicos de empresas associadas.