Abiclor

Milton Rego é eleito para a diretoria do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química

O Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ) elegeu hoje sua nova diretoria executiva. O cargo de diretor presidente será assumido, a partir de agora, por Paulo Engler, que é também diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla). Ele terá a seu lado mais dois diretores: Milton Rego, presidente executivo da Associação da Indústria de álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), e Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Criado neste ano de 2022, o IDQ é um fórum integrado por nove associações representativas de diferentes setores da Química, além do Conselho Federal de Química (CFQ), cujo propósito é funcionar como um think tank de conhecimento. A entidade fornece dados, informações e insights para a Frente Parlamentar Mista da Química no Congresso Nacional.

O trabalho da entidade promove o desenvolvimento industrial e econômico do Brasil. “Os diversos segmentos da indústria da química são interconectados e, portanto, existem muitas pautas comuns para a competitividade dessa indústria, que é importantíssima para qualquer país”, explica Milton Rego. “Nós só podemos vislumbrar um futuro sustentável para o setor de cloro-álcalis dentro de um ambiente competitivo para toda a indústria química. Nesse sentido o IDQ é o vetor da nossa interação com os poderes legislativo, executivo e também a sociedade.”, complementa o executivo.

O instituto reconhece a importância de debater com a sociedade o modelo de industrialização que o Brasil deve seguir. Temas como competitividade, tributos, investimentos e inovação, por exemplo, estão no radar de diversas entidades e são fundamentais para que a indústria recupere seu protagonismo econômico e contribua com o desenvolvimento nacional.