Abiclor

Abiclor e CETESB avançam na definição de prioridades para agenda sustentável do setor cloro-álcalis

No último dia 26 de outubro, cerca de de 25 profissionais da indústria de cloro-álcalis e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) reuniram-se no auditório da CETESB para definição dos temas estratégicos para o desenvolvimento da matriz de materialidade do setor de cloro-álcalis, de modo a atingir as metas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a ajuda de uma consultoria especializada em sustentabilidade e gestão ambiental, a reunião faz parte do processo iniciado em novembro do ano passado seguindo as premissas da Global Reporting Initiative (GRI). Nesta que é a terceira e última etapa do processo, os participantes levantaram as ações necessárias para o setor atingir os objetivos de cada um dos oito temas materiais:

•            Gestão de riscos e Emergência

•            Segurança de Instalação de Processos

•            Gestão de energia e descarbonização

•            Inovação e tecnologia

•            Saúde e segurança ocupacional

•            Gestão de água e efluentes

•            Transparência e relacionamento com os públicos prioritários

•            Logística e segurança doe transporte

A partir das contribuições dos participantes, a consultora de Sustentabilidade Corporativa, Tatiana Araujo, apresentará um documento com os compromissos do setor, que vão nortear a sua agenda de compromisso com os ODS  nos próximos 3 a 5 anos. O relatório final, que ainda será validado pela Abiclor e pela CETESB, será apresentado no 12º Seminário Técnico Internacional e Table Top Expo & Safety Workshop 2022 na Costa do Sauípe (BA), entre 20 e 23 de novembro.

Essa iniciativa da Abiclor é um desdobramento do protocolo de intenções sobre os ODS da ONU firmado no ano de 2021 com a CETESB. A Abiclor e suas associadas estão comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – entre eles o ODS 12, que promove o consumo e a produção sustentáveis. A cadeia produtiva do setor está empenhada em assegurar padrões de produção e de consumo que contribuam para a descarbonização da economia e o combate ao aquecimento global.