Abiclor

Cloro no combate ao câncer

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que uma em cada cinco pessoas recebe o diagnóstico de câncer ao longo da vida. Por isso, está desenvolvendo uma campanha mundial de conscientização sobre as necessidades e desafios de quem vive com a doença.  O câncer se caracteriza pela divisão celular anormal e de forma muito rápida, formando um excesso de tecido denominado tumor. Essas células cancerígenas podem migrar para outras partes do corpo, tornando seu tratamento ainda mais desafiador.

Entre as alternativas para o tratamento do câncer, uma das mais efetivas é a quimioterapia, que utiliza compostos químicos para controlar ou eliminar o tumor. Muitas dessas medicações são produzidas à base de cloro e de seus derivados como, por exemplo, a mecloretamina – o primeiro derivado do cloro a ser utilizado com sucesso no combate ao câncer, marcando o início da quimioterapia moderna.

Com a evolução das pesquisas e a criação de novos medicamentos, outros quimioterápicos foram descobertos, tornando as abordagens mais assertivas e reduzindo efeitos colaterais. Atualmente, há pesquisas promissoras a respeito do dióxido de cloro, uma alternativa que vem mostrando bons resultados. O dióxido de cloro é um composto químico oxidante e desinfetante com residual persistente e está sendo administrado diretamente no tumor. Estudos indicam que ele pode destruir tumores e prevenir a proliferação de células cancerígenas. Mas o tratamento ainda está em desenvolvimento – mais pesquisas são necessárias para sua completa validação.

Cloro na fabricação de produtos médicos

Cloro, álcalis e seus derivados são essenciais para a área da saúde. Sua utilização mais conhecida é nos processos de higienização e desinfecção. Na área farmacêutica, os derivados cloro-álcalis também estão presentes em 85% dos medicamentos, fazendo parte das formulações ou do processo de produção – inclusive nos remédios para tratamento de alergias, artrite, depressão, diabetes, doenças cardíacas, infecções, pneumonia, hipertensão e, como sabemos, do câncer.

Além de serem utilizados para a fabricação de medicamentos, os produtos da indústria de cloro-álcalis também são fundamentais para a produção de itens médicos, como bolsas de sangue, equipamentos de diálise e transfusão, cateteres, luvas cirúrgicas, embalagens para preservar e proteger medicamentos, próteses, marcapassos, entre outros.

Para saber mais sobre os usos do cloro, clique aqui.