Abiclor

Tempestades de verão: saiba como desinfetar imóveis após enchentes

Os verões no Brasil têm sido cada vez mais acompanhados de fortes temporais. Os altos volumes de água têm provocado estragos e transtornos como queda de barreiras, aumento do nível dos rios, buracos em vias e rodovias, paralisação dos sistemas de transporte, além, é claro, de enchentes e inundações.

Neste final de ano, já são milhares de pessoas desabrigadas, casas destruídas e ruas cheias de sujeira. Além da destruição causada pelo acúmulo da água, as enchentes também acabam contribuindo para a propagação de doenças, como leptospirose, hepatite, gastroenterites, entre outras.

Para evitar a contaminação por essas e outras enfermidades relacionadas às enchentes, é necessário realizar uma limpeza profunda nos imóveis atingidos pelas águas sujas. Entre as ações recomendadas, a desinfecção com hipoclorito de sódio (NaClO), mais conhecido como água sanitária, é comprovadamente uma das mais eficazes.

O produto, facilmente encontrado no varejo com 2% a 2,5% de cloro ativo, é versátil e pode ser usado na casa inteira, desde o banheiro, quartos, cozinha e até mesmo para desinfetar alimentos, como frutas e verduras. Porém, como todo produto químico, é necessário ter atenção especial no manuseio e armazenamento, sendo essencial seguir as orientações dos fabricantes constantes nos rótulos dos produtos.

Confira abaixo algumas dicas e usos para a correta aplicação da água sanitária em ambientes contaminados pelas águas das enchentes e para a higienização dos alimentos.

Limpeza dos imóveis

  • Mantenha o ambiente arejado antes de iniciar a aplicação da água sanitária.
  • Evite o contato direto com o produto, usando luvas e botas.
  • Comece a limpeza recolhendo o entulho e removendo a lama, depois realize a desinfecção das superfícies com água sanitária.
  • Para cada 1 litro de água, coloque 4 colheres de sopa de água sanitária para a limpeza de azulejos, pisos e outras superfícies molhadas pela inundação.
  • Umedeça as superfícies com essa mistura e deixe agir por cerca de 15 minutos, depois enxágue bem.
  • Depois de remover a água sanitária, reforce a limpeza com água e sabão, esfregando as superfícies com uma vassoura se necessário.
  • Despeje água sanitária nos ralos dos banheiros e pias para a higienização de encanamentos.
  • Lembre-se de que é necessário limpar tanto dentro, quanto fora dos imóveis.

Água sanitária só combina com água

Você deve ter percebido em nossas dicas ao longo do texto que a água sanitária só deve ser misturada com água. Essas orientações são apresentadas em todas as embalagens do produto e devem ser seguidas para sua segurança.

Os produtos de limpeza, em geral, não devem ser misturados sem orientação expressa do fabricante, porque suas formulações podem ser incompatíveis.

Quer saber mais sobre esse tema?

Então acesse o vídeo abaixo produzido pela Abiclor e Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional).