As suas roupas são mais brancas e limpas devido ao cloro

O uso de alvejantes é corriqueiro no nosso dia a dia, mas indispensável. O cloro é a base para um segmento de alvejantes que, além de clarear as roupas, contribuem para garantir uma limpeza completa.

As técnicas para o clareamento de tecidos, especialmente os de algodão, deram os primeiros passos no final do século XVIII. O cientista francês Claude Berthollet descobriu a aplicação do cloro como alvejante em 1785, apenas 11 anos após a descoberta do cloro, pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele.

Para a época, o novo processo foi uma evolução para as tecelagens. A técnica mais empregada, por meio da exposição prolongada à luz do sol, tomava meses para atingir tons próximos ao branco e com pouco uniformidade entre as peças produzidas. Essa é, possivelmente, a origem da expressão que nossas avós usam: “quarar as roupas”.

“Um dos elementos mais abundantes na natureza, o cloro tem uma história rica para uma série de avanços importantes para o nosso dia a dia. O uso de alvejantes a base de cloro na lavagem das roupas vai além do clareamento, entregando também os tecidos esterilizados”, pontua Airton Andrade, diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

Como funciona

Em boa parte dos materiais orgânicos, como frutas, legumes e vegetais, as cores são consequência de pigmentos, como o betacaroteno. São elementos químicos como esse que têm as propriedades alteradas para resultar no branqueamento de tecidos de fibras orgânicas.

O hipoclorito é o elemento principal de alvejantes oxidantes, que atuam quebrando as ligações químicas dos cromóforos, grupo de átomos responsável pela cor de um material. Assim, quando imersas na mistura do hipoclorito, as moléculas de um tecido orgânico se transformam e as propriedades de cor mudam.

São duas possibilidades, dependendo do material do tecido: eliminar os átomos cromóforos ou alterá-los para que não absorvam mais a luz visível, refletindo-a por completo, o que, para nossos olhos, é detectado como branco.

Essa técnica tem efeito praticamente instantâneo, o que é uma vantagem insuperável diante do processo com o uso da luz do sol, que requer semanas de exposição para que fótons de luz consigam romper as ligações dos átomos cromóforos.

Roupas brancas e limpas

Outra vantagem do uso de alvejantes clorados é a desinfecção dos tecidos. A elevada capacidade do cloro de reagir contra compostos orgânicos o torna efetivo para a eliminação de micróbios, bactérias, vírus e fungos.

De acordo com o relatório do Fórum Científico Internacional de Higiene Doméstica (International Scientific Forum on Home Hygiene) o uso de alvejante aumenta significativamente a eficiência germicida da lavagem das roupas, mesmo com uso de água em temperatura ambiente.