Abiclor

Ação do Braskem Recicla em Santo André arrecada nove toneladas em resíduos

A Braskem, uma das indústrias associadas à Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), realizou em Santo André a segunda edição do projeto “Braskem Recicla”, voltado a conscientizar e influenciar a população em prol do descarte correto de resíduos. A ação está alinhada ao propósito da empresa de criar soluções sustentáveis da química e do plástico.

Promovida entre os dias 20 e 26 de outubro, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Santo André, por meio do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), da startup Solos, que desenvolve soluções inteligentes para gestão de resíduos, e do Atrium Shopping.

“A Braskem está extremamente feliz de poder concluir o ano de 2022 com mais uma ação de cunho ambiental onde conseguimos estimular e envolver toda a comunidade local sobre a importância de uma atitude sustentável.”, disse Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste à imprensa.

O evento, promovido no Parque Central da cidade, ofereceu atividades recreativas e trouxe a instalação de uma Estação de Reciclagem e Educação Ambiental, para destacar a importância de mudança de hábitos sobre descarte e resíduos. A experiência interativa reuniu mais de 900 pessoas, além de 21 grupos de escolas e grupos sociais. Os participantes foram incentivados a levar materiais como plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos e eletrodomésticos, metais e vidros, para se engajarem no processo de reciclagem.

Além de conscientizar a população sobre as práticas de reaproveitamento do lixo descartado, o projeto sustentável gerou mais de R$ 14 mil em renda à cooperativa Cidade Limpa, programa liderado pela Braskem que visa ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional e promoção da inclusão socioeconômica dos catadores.

A Abiclor destaca a importância de ações como esta: “A indústria química está muito envolvida com o debate sobre economia circular e recuperação de resíduos porque desempenha um papel fundamental na ressignificação de materiais”, destaca Milton Rego, presidente executivo da associação.