Abiclor recomenda podcast sobre esgoto em oceanos

No segundo semestre de 2020, o Instituto Trata Brasil lançou uma série de podcasts intitulados “Falando em saneamento”. No último deles, deste mês, o tema foi “Esgoto sem tratamento impacta negativamente e prejudica oceanos”, tendo como convidado o Prof. Dr. Alexandre Turra, pesquisador do Instituto de oceanografia da USP.

Durante o episódio, Turra ressalta que a poluição é apenas um dos cinco maiores riscos para a biodiversidade marinha, que inclui o vazamento de óleo, despejo de esgoto, lixo e efluentes industriais. O professor explica como esse problema pode afetar até quem vive distante do litoral: “Se o ambiente marinho não está saudável, há uma perda da capacidade produtiva.

Um outro grave problema causado pela falta de saneamento é o surgimento de zonas mortas, que são locais onde o índice de oxigênio é muito baixo ou inexistente, dificultado a presença de vida marinha. ” No Brasil, em 2008, existiam sete zonas mortas […], e, apesar de eu não ter acesso a um dado mais recente, a tendência é de aumento Dessas áreas, explica a professor.

Para Turra, no Brasil, os problemas de poluição são agravados pelo desenvolvimento precário e pela desigualdade. “Algumas pessoas estão sem perspectivas, vivendo em uma situação marginal e acabam morando em margens de rios e encostas de áreas de preservação”, comenta.

Para conferir episódio completo, acesse o site.