Abiclor

Os benefícios dos esportes aquáticos

Nas últimas semanas,  com a reabertura das piscinas, as competições oficiais de algumas modalidades esportivas aquáticas estão de volta, seguindo, claro, as medidas de segurança. Esse é o caso do  Polo aquático que terá neste fim do mês a primeira competição nacional: o Brasil Open de 2020. A retomada das atividades esportivas aquáticas pode ser uma motivação extra para praticar algum esporte, o que é bom para a saúde física e mental. Confira os benefícios de quatro esportes.

1) Natação

É excelente para melhorar respiração e trabalhar desenvolvimento muscular. Por ser um esporte individual, é considerado mais seguro em tempos de pandemia, já que é possível realizar o distanciamento social. Por ser muito popular, é oferecida em quase todas as academias e clubes.

2) Polo Aquático

O esporte, que é lembra um handebol na água, favorece a socialização, já que cada equipe tem sete jogadores. Além disso, o Polo exercita agilidade e a coordenação motora, com a vantagem de ter impacto menor em relação a outros esportes coletivos praticados fora da água.

3) Nado Artístico

A modalidade mistura conceitos da natação, da ginástica e elementos de dança na água. Ajuda na consciência corporal, a desenvolver o espírito de equipe e ritmo. Além disso, melhora o sistema cardiorrespiratório e o condicionamento físico, pois exige fôlego e força.

4) Saltos ornamentais

A prática esportiva exige muito alongamento, pois os participantes precisam realizar diversas acrobacias no ar. Além disso, a atividade pode aumentar a coragem e autoconfiança – os participantes pode saltar de até 10m de altura.

Todos os esportes citados promovem  uma maior qualidade de vida e diminuição do estresse, mas antes de fazer é importante fazer exames médicos.