Abiclor

Projeto da Braskem busca melhores condições de saneamento para a população

O clima semiárido brasileiro é constituído por altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas e longos períodos de estiagem. Este é o clima mais quente do Brasil, dominante especialmente no sertão nordestino. Uma das consequências da falta de precipitações é o déficit hídrico, que prejudica diretamente quem depende da agricultura e da criação de animais para sobreviver.

A principal solução implementada para combater esse problema são as cisternas de alvenaria. As cisternas são reservatórios que captam a água das chuvas, auxiliando no armazenamento e aproveitamento desse recurso. Mais de um milhão delas já foram instaladas na região do semiárido desde 1999, entretanto a má conservação faz com que 90% da água armazenada não seja utilizada devido à evaporação, escoamento ou contaminação.

Para promover melhores condições de saneamento para a população, a Braskem, empresa que faz parte da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), criou o projeto “Liner para Cisternas”, por meio do qual aplica soluções de revestimento plástico para garantir a estanqueidade e reparar cisternas no semiárido brasileiro.

Além desse projeto, a Braskem também atua cadeia de produtos utilizados para tratamento de água e esgoto, na fabricação de insumos para estações de tratamento, como o hipoclorito de sódio, e também do ácido clorídrico, matéria-prima para os coagulantes clorados, como o cloreto férrico e o cloreto de polialumínio.

De acordo com o presidente-executivo da Abiclor, Milton Rego, projetos como esse materializam o compromisso da cadeia cloro-álcalis com a universalização do saneamento básico e a melhoria das condições de vida da população brasileira. “A química do cloro está intimamente ligada ao setor de saneamento, desde a fabricação dos insumos para tratamento de água e esgoto até no fornecimento de matéria-prima para produtos como canos de PVC, tintas e revestimentos impermeabilizantes; a universalização do saneamento básico é fundamental para o pleno desenvolvimento de um país e uma agenda prioritária da nossa indústria.”, destaca o executivo.