Abiclor

Investimentos da Dow em sustentabilidade envolve toda a cadeia de valor

A complexa cadeia produtiva do setor químico envolve os mais diversos atores e soluções. Com as rápidas mudanças em andamento no mundo, a sustentabilidade dos negócios, meio ambiente e sociedade exige cada vez mais que todos os players da cadeia de valor estejam alinhados na busca de alternativas que atendam às necessidades dos consumidores, minimizando os impactos ambientais, preservando os recursos naturais e garantindo um futuro mais sustentável às próximas gerações.

Dessa forma, a Dow, empresa associada à Abiclor, tem buscado atuar em parceria com sua cadeia de valor para desenvolver soluções de negócios mais sustentáveis por meio de projetos que gerem benefícios e tragam sustentabilidade, como a redução de emissões de carbono e a circularidade de materiais. O objetivo da jornada é acelerar o desenvolvimento dos materiais por meio de inovações tecnológicas e ferramentas digitais de última geração.

Confira abaixo as ações desenvolvidas pela Dow e seus parceiros para promover a sua estratégia.

Latin American Inspiration Center

A Dow conta com as instalações do Latin American Inspiration Center, uma área com mais de 9 mil metros quadrados em Jundiaí (SP) composto por laboratórios e equipamentos de última geração disponíveis a clientes e parceiros de toda a América Latina. O foco do centro é desenvolver projetos que gerem benefícios e que resolvam os problemas dos consumidores de forma sustentável.

Pack Studios

Pack Studios são centros de desenvolvimento voltados para acelerar a colaboração entre os players do setor de embalagens na busca de soluções mais sustentáveis por meio de estudos, análises, prototipagem e lançamento.

RevoloopTM

Entre as estratégias de negócio da Dow, está a de desenvolver tecnologias que permitam a circularidade do plástico em alinhamento ao compromisso global de “Valorizar a Natureza”, que deve atingir US$ 1 bilhão em valor empresarial por meio de projetos que sejam bons para os negócios e melhores para os ecossistemas. Os investimentos nessa área já somam US$ 530 milhões.

Entre os desenvolvimentos já realizados pela empresa, destaque para o RevoloopTM, uma resina pós-consumo (PCR), feita a partir do plástico reciclado, com impactos positivos no meio ambiente e no social, pois fortalece o papel das cooperativas de reciclagem, fornecedoras da matéria-prima.

Asfalto sustentável

Outro exemplo de inovação buscando a circularidade do plástico reciclado foi o desenvolvimento de um asfalto que tem em sua composição o PCR. O projeto foi um trabalho colaborativo entre a Dow e uma concessionária de rodovia e que já teve a sua aplicabilidade comprovada com a utilização desse asfalto reciclado em um trecho da Rodovia Washington Luís, na região entre São Carlos e Rio Claro, no interior de São Paulo.

Foram utilizadas 200 mil embalagens plásticas, compostas por polímeros de difícil reciclagem, e que seriam descartados de forma incorreta em aterros sanitários. Para saber mais, acesse a reportagem Soluções sustentáveis exigem inovação nas cadeias de valor.

A Abiclor acredita na importância da indústria química para a promoção de uma economia circular que atenda às necessidades das empresas e da sociedade, ressignificando materiais e gerando valor aos produtos.  Por isso, estimula o debate em torno da reciclagem química e dos projetos de integração da cadeia produtiva em prol da sustentabilidade.

Investimentos da Dow em sustentabilidade visam promover a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor
Investimentos da Dow em sustentabilidade envolve toda a cadeia de valor

Veja outras notícias da Abiclor.