Deputado Afonso Motta é o novo presidente da Frente Parlamentar da Química

O deputado Afonso Motta (PDT/RS) tomou posse como novo presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) começo do mês, dia 5 de outubro. Em audiência virtual, o parlamentar destacou o respeito e admiração ao ex-presidente da Frente,  deputado Alex Manente (Cidadania/SP), afirmou que dará continuidade às ações e enfatizou a importância de ampliação de parlamentares e de instituições apoiadoras da FPQuímica. “Trabalhar para o avanço da indústria química brasileira e para investimentos na área é fundamental para o desenvolvimento e a recuperação da atividade econômica”, afirmou.

Entre os temas prioritários na pauta da FPQuímica estão a reforma tributária e a inserção internacional da economia brasileira. A indústria química é favorável aos princípios que regem a reforma prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45, que altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências, sobre a inserção internacional o setor ressalta a necessidade do País ter uma política comercial alicerçada em competitividade e segurança jurídica do sistema de defesa comercial.

A pandemia de covid-19 deixou clara a importância das cadeias produtivas brasileiras, inclusive para garantir a biossegurança nacional. Por isso é necessária a participação do Congresso Nacional na construção jurídica e no fortalecimento da defesa comercial. A inserção internacional da economia brasileira deve observar as normas internacionais de comércio e ser alicerçada na avaliação dos impactos econômico e regulatório, lembraram os representantes da indústria química.

Fonte: Informativo Abiquim