Abiclor

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo premia 120 estudantes

Foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro

A Olímpiada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) premiou 120 estudantes do Ensino Médio em cerimônia aconteceu no último sábado (3). Ao todo, foram distribuídas 120 medalhas, das quais 70 foram entregues para alunos de 2º ano e anteriores e 50 para alunos de 3º ano do Ensino Médio. Apenas 16 alunos conquistaram o ouro; 34 estudantes obtiveram medalhas de prata e 70 foram laureados com a medalha de bronze.

Seis estudantes de escolas públicas e seus respectivos professores também receberam um prêmio especial “Destaque Escola Pública”, e duas alunas de destaque foram agraciadas com o prêmio “Mulheres para a Química”. Os seis medalhistas de ouro com melhores resultados, e também os vencedores dos prêmios, além das medalhas, receberam valores em dinheiro como recompensa por suas conquistas.

Organizada pela Associação Brasileira de Química, Regional SP (ABQ-SP), com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), a OQSP é destinada a estudantes de Ensino Médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo e visa promover o interesse pela Química, atrair jovens talentos e aprimorar a imagem da Química na sociedade.

Para a edição de 2023, o tema da redação foi “Vidros: Da Química Básica às Aplicações Tecnológicas”. “A soda cáustica é fundamental para a fabricação de vidro. A produção de vidros revolucionou a sociedade e a ciência, trazendo inovação para os mais diversos setores. Consideramos uma escolha muito instigante e acertada.”, afirma Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor.

Segundo a ABQ-SP, foram recebidas 2005 redações de 715 escolas, sendo 339 privadas e 376 públicas. O número de redações foi quase o dobro da OQSP 2022, o que demonstra o crescente interesse de alunos e seus professores pelo evento.

Durante a cerimônia, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Milton Rego, anunciou o convite a 40 alunos e professores, melhor classificados para participarem do programa “Fábrica Aberta” promovido pela associada Unipar que proporciona uma visita a uma das suas unidades situada em Cubatão.

“A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, assim como as de outras regiões e eventualmente a nacional, têm papel fundamental na promoção das disciplinas chamadas STEAM (do inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), intrinsicamente ligadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico de um país”, explica Milton Rego. “É importante que os jovens e futuros profissionais saibam que a indústria química oferece grandes oportunidades de carreira, nas quais eles poderão contribuir com soluções para grandes temas do contemporâneo, como a universalização do saneamento básico, a eficiência energética dos processos produtivos e o reaproveitamento de recursos, por exemplo”, ressaltou o presidente-executivo da Abiclor.