Abiclor

Água sanitária é aliada para evitar doenças e garantir limpeza completa de imóveis após enchentes

Os verões no Brasil são, historicamente, conhecidos pela grande quantidade de chuvas e temporais. Os altos volumes de água provocam estragos e transtornos como a queda de barreiras, aumento do nível dos rios, buracos em vias e rodovias, paralisação dos sistemas de transporte, além, é claro, de enchentes e inundações.

O desastre climático ocorrido no litoral norte de São Paulo é um desses exemplos. As chuvas intensas que atingiram a região deixaram milhares de desabrigados e destruíram inúmeras casas. Além disso, as enchentes também causam a contaminação da água, o que potencializa a transmissão de doenças como leptospirose, hepatite e gastroenterites, entre outras.

Para combater a disseminação dessas e outras doenças, é importante realizar a limpeza correta das residências, estabelecimentos comerciais e outros imóveis afetados pelas enchentes para eliminar os microrganismos e bactérias. O método mais eficaz para a desinfecção, já comprovado por pesquisas cientificas, é o uso da água sanitária, um derivado do cloro amplamente utilizado na limpeza doméstica.

O produto pode ser facilmente encontrado no varejo e possui de 2% a 2,5% de cloro ativo. A solução pode ser usada em todos os ambientes da casa, desde o banheiro, quartos, cozinha e até mesmo em áreas externas.

Modo de uso e cuidados necessários:

  • Mantenha o ambiente arejado antes de iniciar a aplicação da água sanitária.
  • Evite o contato direto com o produto, usando luvas e botas.
  • Comece a limpeza recolhendo o entulho e removendo a lama, depois realize a desinfecção das superfícies com água sanitária.
  • Para cada 1 litro de água, misture 4 colheres de sopa de água sanitária para a limpeza de azulejos, pisos e outras superfícies molhadas pela inundação.
  • Umedeça as superfícies com essa mistura e deixar agir por cerca de 15 minutos, depois enxágue bem.
  • Depois de remover a água sanitária, reforce a limpeza com água e sabão, esfregando as superfícies com uma vassoura se necessário.
  • Despeje a água sanitária nos ralos dos banheiros e pias para a higienização de encanamentos.
  • Lembrar-se de que é necessário limpar tanto dentro, quanto fora dos imóveis.

Água sanitária só combina com água

Os produtos de limpeza, em geral, não devem ser misturados sem orientação expressa do fabricante, porque suas formulações podem ser incompatíveis. Evite receitas caseiras com diferentes produtos: essas misturas podem trazer risco à saúde, além de alterar o princípio ativo dos produtos, que muitas vezes tornam-se ineficazes ou perdem seu poder bactericida.

Fique atento ao rótulo e adquira produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para garantir o regresso a um imóvel limpo e seguro.