Abiclor

Abiclor e empresas associadas avançam no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A primeira etapa do processo de elaboração dos compromissos do setor cloro-álcalis com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi concluída com sucesso. A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) trabalhou em conjunto com as suas associadas, com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e com outras indústrias do setor químico para realizar um diagnóstico compreensivo, identificar oportunidades de melhoria e buscar estratégias para que cada empresa envolvida no processo possa internalizar os compromissos com o desenho de suas próprias metas corporativas, caso ainda não as tenha.

Para a realização dessa etapa, foram seguidos 11 passos, que tiveram por objetivo definir quais são os pontos focais a serem melhorados em cada empresa. O diagnóstico ajudou a classificar as indústrias do setor cloro-álcalis dentro dos quesitos necessários para alcançar o desenvolvimento sustentável, através de questionários, entrevistas e coleta de dados. No total, 13 associadas da Abiclor participam do Protocolo de Intenções assinado com a CETESB, que marcou o início desse projeto: Braskem, Chemtrade, Unipar, Sabará, Ceslog, Chlorum, Katrium, Hidromar, Ecocloro, PQA, Boreli, Zorzin e Trelsa.

Nos próximos dois meses, a Abiclor e suas associadas devem analisar os resultados e elaborar uma proposta de requisitos mínimos (ações e indicadores) para que as empresas possam se tornar signatária dos compromissos. Após o término da segunda etapa, em junho, essa proposta de compromissos será revisada e validada pelas empresas participantes: a expectativa da Abiclor é concluir o processo até o final deste ano, com a definição de uma lista de indicadores a serem medidos e gerenciados pelas empresas.

Para o presidente-executivo da Abiclor, Milton Rego, a participação das empresas do setor de cloro-álcalis é essencial para o desenvolvimento sustentável. “O cloro e seus derivados são os principais agentes de saúde pública do mundo, sendo importantes aliados no processo de tratamento da água captada e de esgoto e no combate à proliferação de diversas doenças; além disso, nossos produtos estão na base de quase todos os outros produtos industrializados que usamos, desde utensílios domésticos até materiais de construção e equipamentos eletrônicos. Poder avançar nesse compromisso com os ODS é de grande valia para nossas associadas, para o setor produtivo e para a sociedade.”