Abiclor

A importância da soda cáustica no controle da poluição

A soda cáustica, que está presente em diversos dos produtos de limpeza, é também um poderoso agente neutralizador utilizado para controlar a poluição ambiental. Uma de suas aplicações mais conhecidas é nos “lavadores de gases”, sistemas de tratamento de gases em formato de coluna geralmente utilizados em fábricas.

Por conta da sua propriedade alcalina, a soda cáustica é o oposto químico dos ácidos e consegue neutralizá-los, produzindo água e sal durante a reação. Os sistemas de tratamento neutralizam os gases ácidos das chaminés de indústrias.

A soda cáustica também é um componente importante nas estações de tratamento de efluentes. Quando há presença de metais pesados, ela pode ajudar a eliminá-los da água. Nos tanques de galvanização, a reação da soda com esses metais forma hidróxidos insolúveis, que se aglutinam e podem ser fisicamente removidos no processo de pré-tratamento. Além disso, ela também pode ser usada para no tratamento de efluentes industriais de outros setores, como mineração.

Não podemos deixar de mencionar a utilidade da soda cáustica na reciclagem do óleo – inclusive o de cozinha. A propriedade de saponificação desse componente permite a transformação do óleo e sua reciclagem na forma de sabões e sabonetes.

A soda cáustica é extremamente versátil e sua importância para a preservação do meio ambiente é imensa. A indústria química é um agente fundamental para o desenvolvimento sustentável, porque ocupa papel central nos processos de ressignificação de compostos, viabilizando, por um lado, a economia circular, e por outro a neutralização de poluentes e o descarte ambientalmente responsável de resíduos.