Vendas internas de produtos químicos crescem 14,89% em julho

O volume de vendas internas dos produtos químicos de uso industrial registrou em julho um crescimento expressivo de 14,89%, invertendo a trajetória de três meses consecutivos de recuos. O IGQ-P Abiquim-FIPE também mostrou que a produção teve desempenho positivo no mesmo período, com crescimento de 5,64% sobre o mês anterior. Vale destacar a realização de paradas programadas para manutenção entre abril e junho, que acabaram por impactar os resultados dos volumes de produção e de vendas internas realizadas no período.


O índice de utilização da capacidade instalada alcançou 72% em julho deste ano, cinco pontos acima do valor registrado no mês anterior, em decorrência do retorno de operação após as paradas nos meses anteriores, em especial nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. No que se refere ao índice de preços, após doze meses de altas consecutivas, o IGP Abiquim-FIPE registrou recuo de 3,13% no último mês de análise.


No acumulado de janeiro a julho de 2021, os índices de volume do segmento de produtos químicos de uso industrial continuam com ritmo acelerado, em relação a igual período do ano passado, com os seguintes resultados comparativos: produção +8,48%, vendas internas +9,57% e consumo aparente nacional +12,3%. No mesmo período, o volume de importações da amostra de produtos analisados subiu 15,3%, enquanto o de exportações recuou 11,6%.


Fonte: Abiquim