Cuidado com o uso e armazenamento da soda cáustica

Conhecida como hidróxido de sódio, a soda cáustica é um produto corrosivo, que pode provocar queimaduras químicas na pele e nos olhos ao menor contato. A soda cáustica é obtida por meio do processo de eletrólise do cloreto de sódio, assim como o cloro, mas trata-se de um produto potencialmente mais perigoso.


Utilizada largamente em aplicações industriais especialmente nos segmentos de papel e celulose, alumínio, sabões e detergentes, e alimentos, a soda cáustica é também muito usada para fins domésticos. Devido às suas propriedades químicas, é comum o uso do produto para fazer sabão em casa e para o desentupimento de pias e canos. O poder corrosivo do produto pode resultar em acidentes severos, especialmente com crianças e animais se não forem tomados os cuidados necessários.


É importante que o produto seja manuseado longe de crianças. Outro cuidado fundamental é lavar bem com água os utensílios utilizados para dosar o produto, como colher ou copo. Lave muito bem utensílios e bancada de trabalho para não deixar resíduos. Qualquer descuido pode causar acidentes graves.


Caso ocorra qualquer contato com o produto, é necessário lavar o local com bastante água. No caso de contato com os olhos, é preciso procurar ajuda médica imediatamente.


Confira as dicas de como usar e armazenar o produto em casa:

  • Nunca compre produtos piratas, vendidos por ambulantes na rua. Verifique sempre se o rótulo da embalagem traz a autorização da ANVISA (Associação Nacional de Vigilância Sanitária).
  • Antes de usar, leia com atenção as recomendações de uso e armazenamento do fabricante que constam no rótulo da embalagem.
  • Mantenha o produto em sua embalagem original e bem vedado.
  • Guarde em um lugar fresco, ventilado, e protegido do calor e da umidade.
  • Mantenha-o longe de crianças e animais. Colocando de preferência em armários fechados e altos.
  • Para manusear o produto, utilize luvas e máscaras.
  • Nunca faça misturas não recomendadas. Devido ao seu poder corrosivo, a mistura com outros produtos é muito perigosa!