Como tratar a água da piscina de plástico

Seja por falta de espaço ou por falta de recursos, nem todos podem ter em casa uma piscina de concreto ou de fibra de vidro. Ainda bem que existem as piscinas de plástico, não é mesmo? O importante é se refrescar e se divertir em casa, mantendo o isolamento social. E para aproveitar ao máximo essa alternativa saudável de lazer é importante cuidar muito bem da limpeza da água. Assim como os demais tipos de piscina, a de plástico também precisa de cloro.

Veja algumas dicas de cuidados:

Limpe antes de montar – Caso a piscina tenha ficado muito tempo guardada, é importante limpar antes de usar novamente para remover poeira e outras sujeiras. Use uma escova de cerdas macias e escove o plástico com algum produto de limpeza específico para piscina como cloro, algicida e afins. Deixe agir por alguns minutos e depois lave bem com água e sabão.

Onde montar

Os fabricantes desse tipo de piscina recomendam que ela seja montada de preferência em lugares planos, limpos e longe de impurezas que possam perfurar a estrutura. Se quiser uma proteção a mais, coloque uma lona embaixo.

Limpeza da água

O cloro é indispensável! Se optar pelo cloro líquido, coloque 15 ml para cada mil litros de água ou 4g de cloro granulado para cada mil litros de água. Essa operação deve ser realizada pelo menos três vezes por semana e de preferência à noite. A piscina deve ficar inativa, sem uso, pelo período de 10 horas. Importante ainda utilizar semanalmente algicida, para evitar o desenvolvimento de algas e laterais escorregadias, na proporção de 5 ml para cada 1.000 litros de água.  O uso de clarificante também é recomendável quando a água estiver turva e esverdeada (4 ml para cada 1.000 litros de água).

Manutenção

Para evitar o acúmulo de impurezas, utilize uma peneira sempre que achar necessário. Aspire o fundo para remover pequenas partículas que ficam acumuladas. Vale investir num filtro aspirador.

Não esqueça de manter sempre limpar as laterais. Use um pano úmido ou escovinha. Observe se a piscina não está danificada nas laterais. Nesse caso, o jeito substituir por uma nova.

Se optar por deixá-la montada, cubra com lona quando não estiver usando, para evitar sujeira e a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Quando desmontar a piscina é importante lavar com água e sabão e deixar secar bem antes de guardar. Se for guardada úmida ou molhada o plástico pode mofar e aí adeus piscina.