Abiclor

CNI: 68% das indústrias estão com dificuldades para obter insumos no Brasil

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 68% das empresas estão com dificuldades para conseguir insumos ou matérias-primas no mercado doméstico e 56% das empresas que utilizam insumos importados regularmente, com dificuldades para comprar no mercado internacional.

 “A economia reagiu em uma velocidade acima da esperada. Assim, tivemos um descompasso entre a oferta e a procura de insumos. E tanto produtores quanto fornecedores estavam com os estoques baixos. No auge da crise, vimos a desmobilização das cadeias produtivas e baixos estoques. Além disso, temos a forte desvalização do real, que contribuiu para o aumento do preço dos insumos importados”, explica em nota oficial Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

O estudo consultou 1.855 empresas, entre 1º e 14 de outubro, em 27 setores das indústrias de transformação e extrativa. Entre as intuições que fizeram parte do levantamento, 82% sentiram alta nos preços, sendo que 31% falam em alta acentuada e 76% alegam que não conseguem ampliar a produção pela falta de insumos. O problema deve durar pelo menos mais três meses. Para 73% dos entrevistados, o mercado de insumos só deve melhorar em 2021.