Abiclor

Acabou o verão; hora de redobrar os cuidados com a piscina

Com o fim do verão e a chegada das estações mais frias, o uso das piscinas acaba sendo menor e, por mais que a água permaneça clara, ela necessita de alguns cuidados. Muitos micro-organismos acabam se espalhando nas piscinas por falta de tratamento, assim como a proliferação de larvas de mosquitos como a do Aedes aegypti. Pensando nisso, o Piscina Limpa  recomenda alguns cuidados e dá dicas para garantir a manutenção nos meses de menos frequência.

Para a conservação da água, é fundamental analisar e realizar algumas ações para evitar a proliferação de algas e resíduos que possam prejudicar as piscinas. Para que o tratamento seja um sucesso é preciso levar em conta alguns fatores como: a remoção das sujeiras, o bom funcionamento do filtro e o uso correto dos produtos químicos, para manter a água sempre limpinha e saudável.

Dicas úteis:

  • Filtragem da água, por aproximadamente duas horas. A bomba ligada ao filtro estimula a movimentação e faz com que toda água da piscina chegue aos filtros para reter as impurezas.
  • Análise do teor residual de cloro livre, que deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. A eficácia do cloro como desinfetante ou oxidantes depende de outro fator de controle, o pH. A recomendação para manter o nível de pH deve ser entre 7,2 e 7,6, diariamente.
  • Controle da alcalinidade:– Uma vez por semana, a alcalinidade da água deve ser medida, devendo ficar na faixa entre 80 e 120. Se estiver fora desse padrão, é preciso corrigir por meio de produtos indicados, conforme orientação do fabricante.
  • Supercloração:  A cada 15 dias deve ser realizada a supercloração, ou seja, a dosagem do cloro deve ser três vezes superior à dosagem habitual de manutenção, aproximadamente 10 ppm de cloro livre, de 1 a 4 horas, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Indica-se fazer a supercloração depois do pôr do sol, visto que os raios ultravioletas do sol destroem o cloro ativo.
  • Uso de cobertores ou lonas ajuda a manter a piscina em boas condições, evitando que caia folhas e insetos;
  • Não esvazie a piscina no inverno; remover a água não é aconselhável pois resseca a piscina e pode provocar algumas rachaduras. O indicado é reduzir um pouco o seu volume.

Para saber mais sobre como cuidar da sua piscina, acesse o manual “Piscina sem lágrimas”, da Abiclor.