Abiclor

Vidro é o tema da redação para Olímpiada de Química de São Paulo 2023

As inscrições para Olímpiada de Química do Estado de São Paulo, edição 2023 (OQSP 2023) estão na reta final – mas ainda dá tempo de participar. Neste ano, o tema da redação será “Vidros: Da Química Básica às Aplicações Tecnológicas”.  Os professores terão o papel de escolher as duas melhores redações do 3º ano do Ensino Médio e três de séries anteriores e realizar as inscrições diretamente no site da Associação Brasileira de Química – SP (ABQ-SP) até 10/03/2023, com o envio de, no máximo, 5 redações por escola.

A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), uma das patrocinadoras do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, destaca a importância do tema escolhido para esta edição – afinal, a produção de vidros revolucionou a sociedade e a ciência. A produção de lentes permitiu que a humanidade contemplasse o universo, com os telescópios, e os mínimos detalhes da vida na Terra, com os microscópios.

Os álcalis são ingredientes fundamentais para a fabricação de vidro: ele é obtido pelo aquecimento de uma mistura de sílica (areia), soda cáustica e sal em altíssima temperatura. Depois de derretido, esse composto é moldado para ganhar diferentes formatos, como garrafas, copos, vasilhas e muitos outros.

Segundo Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor, as Olimpíadas de Química são extremamente importantes para o setor: “Além de estimular o estudo, o programa contribui para despertar o interesse dos estudantes pelos diferentes ramos da indústria química, lapidando desde cedo possíveis profissionais para uma área que oferece grandes oportunidades.”

Acompanhe o cronograma

A Associação Brasileira de Química (ABQ) selecionará os autores das 150 melhores redações inscritas pelas escolas para participarem da fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo será realizada em 3 de junho, na sede do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Além destes, a lista dos 300 jovens finalistas conta também com 100 finalistas da seletiva estadual unificada, 40 “treineiros” da FUVEST, 8 vencedores do Torneio Virtual de Química (Unicamp) e 4 da Olimpíada Regional de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Em junho, os estudantes serão recebidos na USP, onde vão acompanhar a realização de experimentos demonstrativos e vídeos preparatórios para a prova, que acontecerá no mesmo dia. As premiações incluem medalhas de ouro, prata e bronze, certificados tanto para alunos quanto para professores, e os prêmios “Prof. Ivano Gutz”, “Prof. Geraldo Vicentini”, “Mulheres para a Química”, “Destaque” para escola pública, além de 120 vagas na Olimpíada Brasileira de Química, via de acesso às olimpíadas internacionais.

As competições regionais ocorrem por todo Brasil e fazem parte do calendário do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, que também realiza os testes para estudantes do Ensino Superior (Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química – OBESQ). Estudantes de outros estados podem buscar mais informações no site www.obquimica.org.