Abiclor

IBGE: Vendas no varejo crescem 13,9% em maio

O crescimento das vendas no varejo em maio, de 13,9% ante abril, segundo divulgou o IBGE hoje foi o maior da série histórica desde início em janeiro 2020. No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 19,6% em relação a abril.

O crescimento recorde das vendas em maio indica uma recuperação do comércio varejista nacional após dois meses de queda devido ao cenário de pandemia e isolamento social iniciado em março. Contudo, essa recuperação não foi suficiente para inverter o sinal nos demais indicadores, como na comparação interanual, que registrava -17,1% em abril, passando a -7,2% em maio. No ano, o comércio continua ampliando a queda (-3,9%) até maio.

Dentre as oitos atividades que apresentaram alta na passagem de abril para maio na série com o ajuste sazonal estão: Tecidos, vestuário e calçados (100,6%), Móveis e eletrodomésticos (47,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (45,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (16,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%) e Combustíveis e lubrificantes (5,9%).

Fonte: IBGE