Verão: diversão e atenção

Nas férias de verão, a maioria dos brasileiros vai para praia, aproveita para usar aquela piscina do prédio que durante o ano todo parece ser uma lenda ou até mesmo as piscinas de clubes e centros comunitários. Tudo parece lindo, mas é nesse parecer que mora o perigo.

De acordo com o portal Terra, é nessa época do ano que o índice de afogamentos aumenta. De 1º de dezembro até o dia 9 deste mês, foram registrados 229 casos de salvamento na região da praia de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. No Brasil, cerca de 6,9 mil pessoas perdem a vida por afogamento todos os anos.

Para a prevenção desses desastres, os salva-vidas têm uma árdua preparação com técnicas de salvamento específicas e condutas a serem tomadas no caso de afogamento, como registradas no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n2APtX_RFj8.

É importante que estes profissionais estejam atentos, mas o mais importante ainda é a conscientização das pessoas para que saibam seus limites na hora de nadar, seja no mar ou na piscina.