Olímpiada de Química de SP divulga tema da redação e cronograma para 2022

As inscrições para a Olímpiada de Química de São Paulo (OQSP) terão início dia 1 de dezembro e se estenderão até 15 de março 2022, conforme consta do cronograma oficial divulgado recentemente. As inscrições são feitas pelos professores de cada colégio público ou privado. A competição terá como tema de redação “Processo Químico para o Lixo Eletrônico”. Serão pré-selecionadas cinco redações de cada instituição de ensino, sendo duas do terceiro ano do ensino médio e outras três de anos anteriores do ensino médio ou fundamental.


O coordenador da OQSP, Fernando Lopes, explica que o tema da redação foi escolhido devido a importância que o assunto vem ganhando nos últimos anos. “É uma questão que vem sendo muito debatida na sociedade e nas escolas e que está relacionada com a química inorgânica”, explicou.


O evento deve trazer algumas novidades, como a volta da fase final presencial, prevista para 11 de junho de 2022, no Instituto de Química da USP, em São Paulo. A competição também terá novas formas de inscrições: “Neste ano, São Paulo começou a participar da Olimpíada Estadual Unificada que é mais via de acesso para OQSP”.


Lopes informa ainda que o número de estudantes que participaram da fase nacional aumentou 56 para 120. Outra fase que ainda está sendo testada para esta edição é a premiação de vídeos de experimentos: “Caso tenhamos vídeos de qualidade, pretendemos premiar os estudantes com vídeos de experimentos químicos e, quem sabe, ter um canal com vídeos dos estudantes e da comissão de Química”, explica o coordenador.


A Abiclor se orgulha de ser uma das primeiras patrocinadoras do Programa Estadual e Nacional de Química.