Olimpíada Brasileira de Química está com inscrições abertas

Os coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química têm até o dia 18 de outubro para inscrever os estudantes do Ensino Médio ou Técnico para participar da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). A prova vai ser realizada em outubro, no dia 25, no formato virtual devido à pandemia de Covid-19.


Serão realizadas duas provas: uma de caráter experimental, por vídeo, no dia 2 de outubro, e uma prova teórica no dia 5 de outubro. O objetivo do Programa Nacional Olimpíadas de Química, que tem como uma das primeiras patrocinadoras a Abiclor, visa identificar jovens talentos, estimulando os alunos a descobrir a sua vocação para a Química. A OBQ Ensino Médio é dividida em duas modalidades. Uma voltada para estudantes de 1º e 2º anos do ensino médio (modalidade A) e outra aos estudantes do 3º ano do ensino médio (modalidade B).


Só podem participar da etapa nacional os alunos já classificados na Olimpíada Estadual de Química. Cada coordenador estadual pode inscrever até 56 (cinquenta e seis) estudantes de seu estado, divididos entre modalidades A e B, selecionados na olimpíada estadual.


Os medalhistas nessa etapa (Fase III da OBQ) prosseguem nas fases seguintes, responsáveis por selecionar os alunos que integrarão as delegações que vão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais.


A participação na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é gratuita. Para participar, cada coordenador deve ficar atento ao calendário oficial do evento no site: http://obquimica.org/calendarios/nacionais.