Inscrições abertas para Olimpíada de Química de São Paulo

As inscrições para primeira fase da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), já estão abertas para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, dos colégios público e privado. Os professores podem cadastrar até cinco redações por colégio, por meio do site, até o dia 31 março.


Mesmo com todas as adaptações que a prova tem passado desde o último ano, devido à pandemia, como ter uma etapa final e premiação à distância, o coordenador da OQSP, Dr. Fernando Lopes, destaca a importância do evento, em especial neste momento de aprendizado online. “Acreditamos que, este tipo de atividade auxilia os professores a trabalhar com os alunos que estão em casa. A Olimpíada aparece como uma atividade diferente. Nesta primeira fase, a ideia é o estudante pensar sobre a química no cotidiano”.


Para refletir sobre a assunto no dia a dia, o tema proposto é “Química e os Oceanos”, que está alinhado à decisão das ONU de declarar a década de 2021-2030, como a da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Assim, a ideia é que os estudantes elaborem uma redação apontando as soluções sustentáveis oferecidas pela química, para melhoria da vida dos oceanos.


Olimpíada de Química de São Paulo existe desde 1997, inicialmente com outro nome e desde então tem crescido ano a ano a participação de escolas no torneio. As Olimpíadas de Química podem ser uma oportunidade de entrada para as faculdades sem precisar de vestibular.
A Abiclor se orgulha de ser uma das primeiras patrocinadoras do Programa Nacional Olimpíadas de Química.