Estão abertas inscrições para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior

A Associação Brasileira de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor), uma das primeiras patrocinadoras do Programa Nacional Olimpíadas de Química (OBQJr), informa que as inscrições para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior estão abertas. 

Participarão desta fase estudantes dos 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas classificados na primeira etapa da competição. A prova será aplicada no próximo dia 21 de fevereiro, a partir das 9h, no horário de Brasília, através do site https://provas.obquimica.org/ e terá 20 questões objetivas e 3 questões subjetivas (o aluno irá escrever em uma folha de papel e fazer upload). 

A expectativa é que participem aproximadamente sete mil estudantes de todo o Brasil. O resultado será publicado no site 15 dias após o exame e os cinco primeiros alunos que alcançarem os melhores resultados terão seus nomes gravados no troféu da edição 2020 da OBQJr. 

Para o coordenador do Programa Nacional Olimpíadas de Química, Sergio Melo, o evento é uma oportunidade para identificar talentos para a química e ciências. “O objetivo é estimular esses estudantes a prosseguir nos certames para os níveis educacionais mais elevados, ensino médio e superior”, afirma o professor.