Abiclor

Comitê Olímpico convoca atletas para “Missão Europa”

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) elaborou um plano batizado “Missão Europa”, para que atletas brasileiros possam treinar em países europeus. O objetivo é possibilitar que os desportistas já confirmados ou com chance de se classificarem para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, retomem as atividades o quanto antes. Dentre os 207 convocados, estão 22 nadadores ainda não classificados para as Olimpíadas, já que a seletiva nacional será em abril ou maio do ano que vem.

A base principal de treinamentos do Brasil será o Complexo Desportivo Rio Maior, em Portugal, a 75 km de Lisboa. Para a segurança dos atletas, o COB, em pareceria com as autoridades portuguesas, estabeleceu um rígido protocolo de controle para diagnosticar e prevenir a contaminação por Covid-19. Os integrantes da delegação deverão fazer testes do tipo PCR, que detecta o vírus, 72 horas antes de embarcar e só poderão viajar caso o resultado seja negativo.

Ao chegar ao centro de treinamento, os atletas farão novo teste e ficarão isolados por 48 horas, enquanto aguardam o resultado. Somente então serão liberados para prosseguir com os treinos.

Os atletas viajarão em diferentes grupos, em datas a serem definidas pelo COB, e treinarão de julho a dezembro. As equipes de judô e vela serão as primeiras a embarcar.