Home / Panfletos do Chlorine Institute

Panfletos do Chlorine Institute

O MANUAL DE CLORO

O emprego universal de cloro e a necessidade de se divulgar informações confiáveis, e reconhecidas internacionalmente, sobre os procedimentos de segurança para o manuseio seguro do produto resultaram na publicação do primeiro Manual do Cloro (“Chlorine Manual”) pelo Chlorine Institute, em 1947. Edições subsequentes foram publicadas em 1954, 1959, 1969, 1986, 1997, 2008 e 2014.

O Chlorine Institute (CI), fundado em 1924, é uma associação formada por empresas e entidades que estão envolvidas na produção, distribuição e utilização segura dos produtos: cloro, soda cáustica, hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, cloreto de hidrogênio e potassa cáustica. O Instituto tem associadas localizadas nos Estados Unidos, Canadá, México, América Latina e outros continentes. Os associados do CI, nos Estados Unidos, representam 98% da produção de cloro daquele país. Em função das características do cloro e de sua larga utilização, principalmente no tratamento de água, a promoção e divulgação de boas práticas de segurança e controle ambiental têm sido os focos principais dos membros do Instituto do cloro.

O CI tem algumas dezenas de publicações escritas, vídeos,  cartazes e outros materiais de orientação destinados aos fabricantes, distribuidores, transportadores e usuários de cloro-soda e seus derivados.

PANFLETOS

O CI disponibilizou alguns panfletos para a CLOROSUR e para a ABICLOR verterem para o espanhol e para o português (em versões livres). Havendo inconsistências entre as versões em espanhol e/ou português prevalece a original em Inglês. O CI não tem nenhuma “liability” pelas versões traduzidas.

Os manuais são um compêndio das informações disponíveis, baseado na experiência prática de produtores e usuários, com relação a materiais de construção, equipamentos, regulamentações e práticas operacionais, que contribuem para a segurança no manuseio, estocagem, transporte e utilização de cloro-soda e seus derivados. Particularmente o cloro, as principais propriedades do produto também estão incluídas. Há também informações sobre a fabricação e de como se lidar em casos de emergências do produto.

Nos capítulos sobre referências bibliográficas, os leitores terão a sua disposição, informações sobre as fontes de informações mais detalhadas sobre assuntos específicos. Onde permanecerem dúvidas, o usuário de cloro deve consultar o produtor ou fornecedor do produto, ou mesmo a CLOROSUR  e a ABICLOR .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *