Glossário

Veja as expressões utilizadas em nosso site e uma explicação simples de cada conceito.

Água de lavadeira produto líquido, rico em cloro, muito usado nas residências sendo aí usado para branqueamento de roupas e limpeza de ambientes (exemplo banheiros). A água de lavadeira é muito conhecida pelas suas várias denominações comerciais.

Água potável água que sofreu tratamento e cloração. A cloração é feita pela colocação na água de cloro na forma gasosa ou na forma líquida (água sanitária). A água potável é uma água segura e muito agradável de ser bebida.

Água sanitária o mesmo que água de lavadeira.

Anestesia técnica médica que usa medicamentos para diminuir ou eliminar a dor do corpo de uma pessoa permitindo a realização de cirurgias.

Cloro produto da indústria química. Pode ser usado na forma de gás ou na forma de produtos clorados. Um composto clorado líquido é o hipoclorito de sódio que é a forma concentrada da água sanitária.

Cólera – doença transmitida por um microorganismo chamado vibrião colérico. Seres humanos que beberem água sem tratamento e que tenham esse microorganismo poderão contrair a doença e até morrer. O doente com cólera fica com suas fezes líquidas e perde muita água com isso.

Convulsões contração (movimento brusco) dos músculos.

Desinfecção ação de desinfetar, ou seja, eliminar microorganismos em geral. Alguns microorganismos podem transmitir doenças. A adição de cloro à água é um exemplo de ação de desinfecção.

Diálise técnica médica de filtrar o sangue de pessoas com problemas nos rins.

Doenças cardíacas doenças relacionadas com o funcionamento do coração.

Doenças infecto-contagiosas doenças causadas por microorganismos sendo que uma pessoa doente pode transmitir a outra. Ou pelo contrato direto ou por meio das fezes.

Doenças intestinais doenças causadas por microorganismos que se instalam nos intestinos.

Febre tifóide doença causada por microorganismo que pode estar em águas não tratadas. Se uma pessoa beber essa água não tratada pode ficar com essa doença.

Germicida produto que elimina germes (microorganismos). A insolação pode ser uma prática germicida. A cloração também.

Glaucoma endurecimento do globo ocular causado por aumento da pressão interna do olho.

Higiene condição de limpeza, ausência de sujeiras e de microorganismos que possam causar doenças. A ausência de microorganismos ajuda que as pessoas não se contaminem, ou seja, não peguem doenças.

Hipertensão é quando a pressão do sangue está acima do normal.

Hipoclorito de sódio produto químico líquido e rico em cloro. Na sua forma mais diluída é conhecido comercialmente como água de lavadeira ou água sanitária.

Malária doença transmitida por insetos.

Marca passo aparelho que auxilia o funcionamento do coração.

Membrana osmótica tipo de camada que permite a passagem sob controle de líquidos separando os sais.

Meningite inflamação de uma parte do corpo chamada meninge.

Micose doença de pele causada por microorganismos.

Náusea sensação desagradável que culmina na vontade de vomitar.

Osteoporose enfraquecimento dos ossos. Doença muito comum em pessoas idosas.

Proliferação crescimento em número.

Psoríase doença de pele com formação de escamas.

Purificação das águas o mesmo que tratamento das águas. Técnica de tornar potável uma água de rio, mina ou de poço. Uma das partes da purificação das águas é efetuar sua cloração.

Saneamento básico é o conjunto de serviços de distribuição de água potável (água encanada), coleta e tratamento de esgotos e coleta e disposição de lixo.

Transplante operação para a substituição de órgão humano defeituoso. Os transplantes mais comuns são de córnea, medula, rins, coração e fígado.

Tratamento de águas o mesmo de purificação das águas.

Úlcera perda de material do corpo.

Varíola doença transmitida por vírus.

Vibrião colérico microorganismo que transmite a doença chamada “cólera”.