Transporte seguro

O setor de cloro-álcalis conseguiu reduzir em 81,7% o número de acidentes no transporte de produtos do setor nos últimos quinze anos. A taxa de frequência de acidentes por 10 mil viagens que, em 2005, era de 1,31 baixou para 0,24 em 2019. Essa redução reflete uma série de medidas implantadas pelas empresas associadas da Abiclor.

Análises de ocorrências são realizadas na Comissão de Manuseio e Transporte CMT Abiclor para troca de experiências. Aumento do número de treinamentos para os motoristas e rigorosos checklist são aplicados, entre outras atividades. Um bom exemplo é o transporte de ácido clorídrico, foi realizado trabalho junto aos aplicadores de revestimentos nos tanques que transportam o produto. O trabalho permitiu melhorar a qualidade das borrachas e resinas e da aplicação das mesmas nos equipamentos. Essa ação diminuiu o número de ocorrências com o produto. Ao mesmo tempo, o controle dos equipamentos que transportam os produtos tornou-se mais rigoroso. Ao chegarem para o carregamento é aplicado checklist para ver se está tudo em ordem. Motorista e veículo passam por uma série de avaliações para comprovar se estão em condições de carregar e seguir viagem.

Há 21 anos, a Abiclor realiza Encontros de Transporte Seguro, para discutir questões técnicas, de segurança e de legislação com o objetivo de atualizar a todos os envolvidos na cadeia produtiva de setor. Além disso, uma vez ao ano a entidade promove treinamentos simulados com seus produtos. Esses encontros ocorrem nos estados onde estão localizadas as fábricas, e preparam o embarcador, distribuidor, transportador e clientes para o atendimento às emergências. Nesses encontros também participam os órgãos ambientais locais, autoridades civis e militares envolvidos nos atendimentos emergenciais.

Além dessas atividades promovidas pela Abiclor, seus associados possuem um programa de treinamentos que capacitam seus clientes, bombeiros civis e militares, agentes dos órgãos ambientais e defesa civil.

Mais informações sobre os programas de treinamentos e estatísticas de segurança, podem ser obtidos entrando em contato com a Abiclor.