Home / Responsabilidade social / Transporte seguro

Transporte seguro

O setor de cloro-soda conseguiu reduzir em 90% o número de acidentes no transporte de produtos do setor nos últimos oito anos. A taxa de frequência de acidentes por 10 mil viagens que, em 2005, era de 1,45 baixou para 0,13 em 2012. Essa redução reflete uma série de medidas implantadas pelas empresas associadas da Abiclor. Análises de ocorrências são realizadas para troca de experiências, aumento do número de treinamentos para os motoristas, rigorosos check lists são aplicados, entre outros.

No caso, por exemplo, do transporte de ácido clorídrico, foi realizado trabalho junto aos aplicadores de revestimentos dos tanques que transportam o produto. O trabalho permitiu melhorar a qualidade das resinas e da aplicação das mesmas nos equipamentos. Essa ação possibilitou diminuir o número de ocorrências com o produto, que era um dos maiores.

Ao mesmo tempo, o controle dos equipamentos  que transportam os produtos tornou-se mais rigoroso. Ao chegarem para o carregamento  é aplicado check-list para ver se está tudo em ordem. O motorista e o veículo passam por uma série de avaliações para comprovar se estão em condições de seguir viagem.  Há 15 anos, a Abiclor realiza o Encontro de Transporte Seguro, para discutir questões técnicas, de segurança e legislativas com intuito de atualizar todos os envolvidos na cadeia produtiva de setor cloro-soda. Além disso, todo ano a Abiclor convida uma das empresas associadas para promover um treinamento simulado de acidente com produtos do setor a fim de preparar as indústrias para qualquer eventualidade.

transporte