Home / Saúde e segurança / Dicas de limpeza e desinfecção

Dicas de limpeza e desinfecção

Lavagem de verduras, frutas e hortaliças – Lave as verduras, frutas e hortaliças com água corrente em abundância, agite-as e mergulhe-as por 30 minutos numa bacia plástica com uma mistura na proporção de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave-as novamente com água de torneira para retirar a água sanitária.

Atenção: a mistura de água com água sanitária utilizada na desinfecção dos alimentos não deve ser ingerida; recomenda-se  aproveitar a mistura para a lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, incluindo toalhas e panos de limpeza.

– Produção de leite e laticínios – Preparar uma solução na proporção de 40 gotas de hipoclorito de sódio para cada l itro de água, para fazer a desinfecção de materiais por imersão e para a higiene antes da ordenha (mão e úbere da vaca).
Para realizar a limpeza das instalações (lavagem), adicionar 2 litros de água sanitária ou 2 copos de hipoclorito de sódio em cada 1000 litros de água.

– Limpeza de sanitários – Utilizar solução preparada com 1 copo de água sanitária para cada balde de água com capacidade de 10 litros.

– Limpeza doméstica depois de inundações – Use água sanitária na proporção de 4 colheres (sopa) para cada litro de água, para lavar as paredes, pisos e outras superfícies molhadas pela inundação. Tenha certeza de que desinfetou e limpou todas as superfícies contaminadas, tanto interior quanto exterior.

Também é possível remover mofo e germes das roupas lavando-as com água sanitária. Verifique na etiqueta se as cores resistem ao cloro. Use um copo de água sanitária para um tanque de lavar roupa.

– Limpeza de caixas d´água – Deve ser limpa a cada seis meses. Para retirar o lodo, escove as paredes e lave-a com jatos d’água. Depois, encha-a com uma solução de 1 litro de água sanitária ou 1 copo (400 ml) de hipoclorito de sódio diluído em 1000 litros de água. Deixe desinfetar por 2 horas. Depois, esvazie a caixa d’água, abrindo todas as torneiras da casa. Encha novamente com água tratada para consumo.

-Controle do teor do cloro residual – O controle do teor do cloro residual nos casos de tratamento de água em nascentes e caixas d’água deve ser realizado da seguinte forma:

a) pegar um copo de água da torneira mais distante da casa e adicionar 1 pitada de iodeto de potássio (encontrado nas farmácias de manipulação), 5 gotas de vinagre (de preferência branco) e 1 pitada de amido de milho (maizena);
b) Agitar e observar a cor da solução
– azul claro – tem cloro necessário.
– azul intenso – tem cloro em demasia.
– ausência de cor – não tem cloro suficiente.

Também é possível fazer esse controle utilizando kits à venda em casas especializadas no tratamento de piscinas. Eles vêm com instruções de uso, reagentes e indicações necessárias para o controle da dosagem de cloro.