Home / Saúde e segurança / O cloro no combate à cólera

O cloro no combate à cólera

A cólera é uma infecção aguda, transmissível, causada por uma bactéria chamada vibrião colérico, encontrada nas fezes ou vômito de doentes e portadores contaminados. A doença é contraída por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e pelo contato com fezes infectadas com o vibrião. Seus sintomas principais são: diarréia forte e líquida, que começa de repente, desidratação, vômitos e câimbras musculares.

A cólera ainda hoje é uma das principais preocupações das autoridades sanitárias. Os esforços dos órgãos de controle e ocorrências como as de Cortês, Pernambuco, e de Paranaguá, Paraná, em 1999, evidenciam a necessidade na continuidade de ações preventivas de combate à doença.

A Abiclor engaja-se nesse esforço com as autoridades sanitárias, por meio da edição e distribuição de material informativo. O objetivo é que informações sobre práticas de fácil aplicação, baixo custo e de efeito garantido estejam disponíveis junto às prefeituras e órgãos públicos e privados ligados ao saneamento básico.

colera