Home / Saúde e segurança / Outras aplicações

Outras aplicações

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS ÁGUAS DE PISCINAS 

Este manual mostra como usar o cloro e seus derivados no processo de desinfecção de águas de piscinas .

PISCINAS SEM LÁGRIMAS – Edição final – rev 4 – 08.07.06

 

 

COMBATE DE DOENÇAS 

Tanto o hipoclorito de sódio como a água sanitária são muito eficientes no combate a doenças transmissíveis pela água, dentre elas as febres tifóides e para-tifóides, a hepatite infecciosa e a cólera, porque agem na eliminação de microorganismos patogênicos. São utilizados por companhias de saneamento e órgãos responsáveis pela saúde pública.

Em lugares não abastecidos pelos sistemas de saneamento, existem técnicas que podem ser empregadas para tornar a água potável. Confira abaixo:

– Águas de fontes (água límpida) – Quem usa caixa d’água deve enchê-la e adicionar 5 colheres (sopa) de água sanitária para cada 1000 litros de água, e aguarda r 30 minutos para que ocorra a descontaminação.
Para quantidades menores: 1 colher (chá) de água sanitária para cada 20 litros de água; 2 gotas de água sanitária para 1 litro d´água. Sempre deve-se esperar 30 minutos antes de beber.

Atenção: faça a limpeza e desinfecção frequente de seu filtro, a cada 15 dias, utilizando água e água sanitária.

– Águas correntes (turvas) – Em caso de consumo de água diretamente de nascentes, poços ou rios que não sejam límpidos, sugere-se primeiramente filtrá-la. Em seguida, coloque 1 colher (chá) de água sanitária para cada 20 litros de água. Misture bem e aguarde 30 minutos.

Na impossibilidade do uso do hipoclorito de sódio ou água sanitária na desinfecção de águas não tratadas, recomenda-se, como alternativa. que essa água seja previamente fervida durante 5 minutos.