Por que a natação é benéfica na terceira idade?

Movimentar o corpo é fundamental em qualquer fase da vida, e na terceira idade então nem se fala.  A natação é uma das atividades mais benéficas para a terceira idade, especialmente para quem tem problemas como osteoporose e artrose.

Além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea, na água os efeitos da gravidade sobre  estruturas ósseas e articulação são reduzidos, diminuindo os desgastes e o impacto.

Confira alguns dos benefícios que a natação traz para os idosos.

Proteção das articulações

O contato com a água protege as articulações do corpo, principalmente dos membros inferiores.  A natação  melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, reduzindo os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres.

Melhora da capacidade cardiorrespiratória

O sistema cardiovascular e o sistema respiratório são fortalecidos com a prática da natação. O contato com a água proporciona a vasodilatação das vias respiratórias, o que ajuda a melhorar a respiração.

Concentração

Aprender a nadar, a boiar e a executar novas modalidades de nado é um processo que exige concentração e esforço mental, faculdades que precisam ser estimuladas na terceira idade.

Sociabilização

A atividade melhora o humor e é uma oportunidade de conhecer outras pessoas, fazer novos amigos que praticam a mesma atividade. Há ainda os benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos importantes para pessoas da terceira idade,

Não perca tempo! Nade!