Abiclor

Polo aquático, um esporte olímpico que é pura adrenalina!

Você sabia que o Polo Aquático é um esporte olímpico divertido e que exige resistência e muito vigor físico? O blog Piscina Limpa conversou com Caio Marcondes, 30 anos, jogador profissional de  polo do Clube Paineiras. Ele começou fazendo natação e, inspirado pelo irmão passou a se interessar pelo esporte.  “Eu era bem gordinho na época e o polo foi uma forma de emagrecer”, diz. Os jogadores nadam o equivalente a 4 km por jogo, sem tocar nos fundo ou nas laterais da piscina, queimando até 700 calorias por hora.  

“É um esporte de alta intensidade, que exige habilidade de natação, em que os adversários tentam te afundar e não dá para colocar o pé no chão”, explica. É preciso ter uma perna forte para se manter em cima da água e arremessar a bola, o que requer força, fôlego e habilidade para segurar a bola sem por o pé no chão.  “Em nível de dificuldade, é um dos mais difíceis”, diz o atleta.  

Caio já defendeu o Brasil no Pan Americano Junior, sua primeira convocação. Ele teve uma atuação decisiva em uma semifinal de Campeonato Brasileiro. “Eu jogava pelo Clube Jundiaiense e ganhamos do Fluminense na semifinal, com um gol meu que garantiu o empate, e na prorrogação fiz o gol da vitória”.

O polo aquático é disputado por 14 jogadores, sete de cada lado, sendo um guarda-redes, que faz o papel de goleiro, e seis jogadores, dentro da piscina durante quatro tempos de sete minutos.

Caio  tem escoliose e a prática do esporte o ajuda no fortalecimento  dos músculos ao redor da coluna. Como é um esporte praticado na água, o impacto sobre as articulações é menor comparado a outras modalidades.

Além de contribuir para uma vida saudável, Caio destaca que o esporte proporciona muitas amizades –  os seus melhores amigos são do polo – e viagens. Também promove o trabalho em equipe, melhorando a confiança.

Caio pratica o esporte de segunda a sexta-feira e às vezes aos sábados, duas horas por dia. O polo aquático surgiu na Inglaterra, onde era praticado em lagos e rios por volta de 1850, e se tornou esporte olímpico em 1900, nas Olimpíadas de Paris. O objetivo do esporte é marcar o maior número de gols possível. Trata-se de um esporte de alta intensidade no qual apenas o goleiro tem permissão para segurar a bola com as duas mãos e cujo tempo de ataque dura 30 segundos: se não houver uma tentativa de arremesso, a posse de bola vai para o time adversário.