Nadadora Etiene Medeiros entra para o livro dos recordes

Nesse mês de celebração às mulheres, uma notícia para encher a todos de orgulho: a nadadora brasileira Etiene Medeiros recebeu, no último domingo, Dia Internacional da Mulher, um certificado oficial do Guinness World Records pelo recorde no mundial feminino nos 50 metros costas em piscina curta. A conquista de Etiene, única brasileira bicampeã pan-americana de natação, aconteceu no Mundial de Atletismo de Doha, no Catar, em 2014. O reconhecimento para o feito da nadadora brasileira levou seis anos para acontecer.

A atleta, que é pernambucana e tem 28 anos, brilhou no Mundial ao atingiu a marca de 25s67, imbatível até hoje, e sua conquista em Doha configurou a primeira medalha brasileira em provas femininas em um Mundial de Natação. Após Doha, Eitiene ainda garantiu ouro nos 100 metros costas em Toronto em2015 e nos 50 metros costas em Lima no ano de 2019. E isso não é tudo: no Mundial em piscina curta, a campeã garantiu o bicampeonato em Windsor, em2016.

Em declaração ao jornal O Estado de S. Paulo, Etiene comentou sobre a participação da mulher no meio esportivo. “O papel das mulheres no esporte atualmente é desafiador. Não é fácil, tem que ter muita coragem. O espaço feminino vem crescendo, mas muito por conta de outras que vieram antes e lutaram para ter as oportunidades que tenho hoje. Mesmo assim, são muitos desafios para mostrar que os valores femininos fazem diferença no esporte. Não é fácil, mas eu sigo tentando conquistar terreno na natação”.

Confira vídeo em que a nadadora recebe o prêmio, fala sobre sua conquista e sobre o impacto de seu trabalho em sua vida pessoal e como inspiração para outras mulheres:

https://www.guinnessworldrecords.com.br/news/2020/3/dia-internacional-da-mulher-o-legado-da-nadadora-brasileira-etiene-medeiros

Parabéns, Etiene, pela conquista!

Fonte: O Estado de S. Paulo