Abiclor

“Meu animalzinho engoliu água da piscina! E agora?”

Em um dia quente de verão, olhar a piscina pode ser uma tentação e tanto, não é? Em tempos assim, controlar a nossa vontade de pular na água é muito difícil e, para os animais de estimação é a mesma coisa. Porém, nesse caso, há alguns cuidados a serem tomados, como por exemplo, evitar que eles bebam a água da piscina.

Como as piscinas, especialmente as públicas, costumam ser frequentadas por muitas pessoas, o uso do cloro em quantidade adequada é muito importante, pois ele assegura a qualidade da água, evitando riscos à saúde dos banhistas.

É comum engolirmos acidentalmente um pouco dessa água, mas como o cloro está presente em baixos níveis, normalmente isso não se torna um problema. Assim como os humanos, a maioria dos animais não enfrentará grandes questões após ingerir um pouco de líquido da piscina. Porém, como a água da piscina não é adequada para o consumo constante, é preciso monitorar e evitar que os bichinhos façam a ingestão de grandes quantidades.

Caso, acidentalmente, eles aspirem água, permitindo sua entrada nos pulmões, existe a possibilidade de tosses, problemas na emissão de ruídos e regurgitação da água ingerida. Assim, se o pet apresentar algum quadro clínico, deve ser levado o quanto antes a um especialista.

Além disso, vale lembrar que não é recomendável colocar animais na mesma piscina que humanos. Hoje em dia, existem opções próprias para os pets, com profundidade adequada e acompanhamento de monitores o tempo todo. Isso é muito importante principalmente para algumas raças de doguinhos que não possuem estrutura física adequada para nadarem sozinhos (quer saber mais sobre isso? Confira “Piscina também é boa para cachorro!”).

Caso seu amigo de quatro patas não possua nenhuma restrição ao uso da piscina, deixe-o aproveitar com responsabilidade. Afinal, a atividade possui inúmeros benefícios, como perda de peso, melhoras na articulação, proporciona mais agilidade, auxilia na recuperação de lesões e até mesmo na interação com outros animais e pessoas! Bora fazer o bichinho feliz?

Créditos:

Canal do Pet

eHow Brasil