Home / Lazer (piscina sem lágrimas)

Lazer (piscina sem lágrimas)

Introdução

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como bem estar físico, psíquico e social. Nesse sentido, o uso de piscinas e a interação social, descanso e exercício resultantes estão associados com benefícios à saúde e ao bem estar.

As piscinas são umas das principais fontes de lazer no verão para todas as pessoas. A natação é considerada um dos esportes mais completos beneficiando pessoas de todas as idades. Além disso, a natação é recomendada pelos médicos como cura ou alívio de alguns problemas do aparelho respiratório. A hidroginástica tem inegáveis benefícios para o condicionamento físico, saúde e qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

Não se pode esquecer que as piscinas também enriquecem esteticamente os imóveis, valorizando-os, além, é claro, de serem fontes de lazer.

Mas para que esses benefícios se tornem reais, é necessário tomar certos cuidados para que as piscinas se conservem em perfeitas condições de higiene e limpeza. A natureza leva sujidades na forma de poeiras, folhas, insetos e dejetos de pássaros, enquanto que as pessoas levam suor, protetores solares, urina, fezes e bactérias. Essas substâncias podem fazer com que a piscina se torne um verdadeiro caldo de cultura de microorganismos prejudiciais, se não se der atenção à sua manutenção.

O tratamento para remover esses contaminantes consiste basicamente de duas etapas: o tratamento físico e o tratamento químico. Essas etapas são interdependentes e devem ser combinadas cada uma ao seu tempo para garantir uma água limpa cristalina e segura para os banhistas.

A OMS enfatiza que o tratamento bem sucedido de piscinas requer capacitação e competências adequadas.

Nesse sentido, este manual procurar dar informações básicas sobre tratamento de piscinas, se concentrando no tratamento químico e especificamente no uso de cloro e seus derivados. Espera-se que as informações aumentem o entendimento do usuário ou proprietário de piscina dos mecanismos de ação do cloro e desfaçam alguns mitos sobre essa substância tão disseminados por ai.

Importante: Este texto estará regularmente sendo atualizado com informações disponíveis no momento. Portanto, o site da Abiclor deve ser sempre consultado para acesso a edição mais recente.

Se desejar o texto do manual, clique aqui. Se desejar o CDROM, entre em contato com a Abiclor através do Fale Conosco.