Abiclor

Realizado pela Abiclor, nos dias 28 e 29 de maio de 2019, em Paulínia - SP

O 13º Workshop e 10º Exercício Simulado realizado pela Abiclor, nos dias 28 e 29 de maio de 2019, em Paulínia, interior de São Paulo, superou as expectativas dos organizadores. Um sinal do sucesso foi o número elevado de participantes – 110 pessoas -, incluindo associados da Clorosur, da Argentina e do Peru, que vieram conhecer o know-how do setor na prevenção de acidentes relacionados ao transporte de produtos químicos. Pela primeira vez, um treinamento juntou todos os produtos da cadeia: cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio.

“Este foi o treinamento que reuniu maior número de participantes, superando as nossas expectativas”, afirmou Nelson Felipe, da Abiclor. O objetivo do workshop e do exercício simulado é conscientizar os agentes envolvidos no manuseio e transporte da importância de reduzir cada vez mais o número de acidentes com produtos químicos e, ao mesmo tempo, capacitar os colaboradores para os casos de emergência, garantindo a qualidade e a segurança nos processos das empresas.

Realizado no centro de treinamento multimodal da Suatrans/Cotec, durante o exercício foram montados sete cenários diferentes, simulando acidentes envolvendo produtos da cadeia de cloro-álcalis. Uma carreta carregada de cloro, por exemplo, simulou um acidente rodoviário. Outro ponto alto foi a representação de um acidente ferroviário com soda cáustica e produtos inflamáveis. O treinamento terminou com uma atividade envolvendo uma carreta de transporte de propeno e outra transportando cloro.

O simulado teve a participação de especialistas da Marinha no atendimento a emergências, além da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil entre outros.

Vídeo