Abiclor

Análise da qualidade da água é essencial para garantir a saúde da população

Há diversas maneiras de se averiguar a qualidade da água. Conheça algumas delas.

A análise da qualidade da água é tão importante que ela é realizada em todas as etapas do processo de tratamento nas ETAs (Estações de Tratamento de Água). É esse exame que mostra se a água está adequada ao consumo humano, ou seja, se está livre de microorganismos ou de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Periodicamente, as empresas de saneamento também fazem estudos nos pontos de consumo residenciais, comerciais e industriais para garantir que a água esteja dentro dos padrões estabelecidos para o seu uso com segurança.

De acordo com o site da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), os parâmetros adotados no Brasil para analisar e definir a qualidade da água, em alinhamento às especificações da Organização Mundial de Saúde (OMS), são temperatura, pH, oxigênio dissolvido, resíduo total, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total e turbidez. O resultado da análise desses fatores gera o Índice de Qualidade das Águas (IQA), principal indicador qualitativo usado no país.

Além deste índice, as companhias de saneamento brasileiras devem seguir ainda as determinações da Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes para a atividade, e as normas e portarias estaduais e municipais.

Tipos de análise da qualidade da água

A análise da água visa monitorar, ao longo do processo de tratamento, quaisquer alterações nos parâmetros definidos, garantindo dessa forma a qualidade desejada. Atualmente, são realizados três tipos de análises:

Análise química

Por meio de processos químicos, avalia-se o pH da água para detectar a presença de substâncias químicas que possam ser prejudiciais ao consumo humano e de animais, além de causar problemas na infraestrutura de distribuição. Além do pH, são analisadas a dureza da água, causada pelo excesso de cálcio e magnésio, a alcalinidade, o oxigênio dissolvido, a presença de nitrato, fosfato, metais e pesticidas.

Análise física

Os profissionais da área química de saneamento básico usam os sentidos para observar aspectos da água como cor, odor, sabor e turbidez. A água potável ou pura deve ser incolor, inodora e insípida. Qualquer alteração nessas características indica a presença de elementos indesejáveis.

Análise microbiológica

Nesse tipo de investigação, o objetivo é verificar se há a presença de microrganismos (bactérias, vírus e parasitas). A água contaminada pode causar diversos tipos de doenças, entre elas diarreia e febre tifoide. O cloro é um grande aliado no processo de tratamento da água por sua capacidade de eliminar os seres patogênicos.