Cloro

piscina

Fundamental para o desenvolvimento humano, o cloro está muito presente no nosso dia a dia. O mais comum é associá-lo à água. Devido ao seu poder bactericida, é usado no tratamento de água e no saneamento básico desde 1908, assegurando saúde e qualidade de vida. Pela sua propriedade desinfetante, também é utilizado em limpeza de piscinas.  Os seus usos, porém, vão muito além disso. O cloro é usado na fabricação de milhares de produtos imprescindíveis às necessidades da sociedade contemporânea, ajudando a humanidade a se desenvolver de forma sustentável.

cloro-graf01

 

O cloro é produzido pela passagem de uma corrente elétrica através de uma solução de salmoura (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os subprodutos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2). Para cada tonelada de cloro, são produzidas 1,1 toneladas de soda cáustica e 0,03% toneladas de hidrogênio. São três as tecnologias de produção de cloro: células de diafragma, células de membrana e células de mercúrio.

No Brasil, a tecnologia mais utilizada pelo setor de cloro e soda é a de diafragma, que corresponde a 63% da capacidade instalada, sendo 9% diafragma sem asbestos e 54% com crisotila. Em seguida vem a  tecnologia de membrana (23%) e a de mercúrio (14%).

Principais Aplicações 

PVC
A principal aplicação industrial do cloro é na fabricação de PVC (cloreto de polivinila),  umn plástico muito importante, que é utilizado em escala industrial desde 1930. Feito a partir de sal (57%) e óleo (43%), o PVC é um material sustentável, menos dependente do petróleo do que qualquer outro termoplástico. Devido à sua natureza versátil, tem aplicações industriais e comerciais nas áreas de construção civil, medicina, alimentos (insumo para a produção de embalagens), calçados, brinquedos, fios e cabos, revestimentos e outros. Como isolante térmico é muito utilizado em janelas, portas e forros.

Na indústria automobilística, o PVC entra em muitos componentes do carro, como estofados de vinil, parachoques e tapetes, almofadas de assento de poliuretano, painéis, correias do ventilador e alternador, mangueiras, juntas e vedações, aditivos de combustível e de freio e transmissão d e fluidos.

Nas aeronaves, é empregado na fabricação de titânio nos motores a jato e de alumínio na fuselagem.

Também é relevante para a indústria de Tecnologia da Informação, embalagem, moda, design, materiais de revestimento, dispositivos médicos e uma infinidade de outros usos.

O Instituto do PVC , fundado em 1997, reúne os segmentos da cadeia produtiva do PVC, representada por fornecedores de matérias-primas, insumos e utilidades, produtores de  resinas, aditivos, equipamentos, indústria de transformação, recicladores e distribuidores.

Medicina
O cloro está presente em 85% dos medicamentos, seja em sua formulação final ou como parte do processo de produção, incluindo os remédios para tratamento de Aids, alergias, artrite, câncer, depressão, diabetes, doenças cardíacas, infecções, pneumonia, hipertensão. Além disso, o cloro ajuda a proteger os pacientes de infecções hospitalares (limpar e desinfetar áreas de trabalho e matar bactérias que podem viver em sistemas de ar condicionado do hospital).

Também é essencial na fabricação de produtos médicos, como bolsas de sangue, equipamentos de diálise e transfusão, cateteres, luvas cirúrgicas, embalagens para preservar e proteger medicamentos, próteses, marcapassos entre outros.

Produção de alimentos
O cloro está presente na composição de 96% dos produtos químicos empregados para proteger as plantações agrícolas. No preparo dos alimentos comerciais, produtos à base de cloro são usados ​​para eliminar bactérias de origem alimentar, tais como Salmonella, Escherichia coli e Campylobacter, na higienização das embalagens para manter os alimentos seguros e frescos, na preparação de molhos e geleias e para realçar o sabor dos alimentos.

Meios de Transporte
Componentes do carro como  estofados de vinil, para-choques e tapetes, almofadas de assento de poliuretano, painéis, correias do ventilador e alternador, mangueiras, juntas e vedações, aditivos de combustível e de freio e transmissão de fluidos levam cloro.

Nas aeronaves, o cloro é utilizado na fabricação de titânio nos motores a jato e de alumínio na fuselagem.

Lazer
Muitas atividades de lazer contam com equipamentos feitos com cloro, tais como piscinas de vinil, bolas de futebol, sacos de golfe, barracas de nylon e jaquetas à prova de água, roupas molhadas e balsas infláveis, pranchas de surf, raquetes de tênis e brinquedos infantis.