Home / A Indústria no Brasil

A Indústria no Brasil

Localização das fábricas

 

mapa_brasil_1[2]

A produção brasileira de cloro representa 60% do mercado latino-americano e responde por 1% do PIB nacional. São 7 plantas produtivas, que empregam 1,3 mil trabalhadores.A lista de aplicações do cloro na atividade econômica é extensa. O produto possui uma série de derivados químicos utilizados em indústrias e empresas prestadoras de serviços. Entre os principais deles, está o PVC (policloreto de vinila), um dos plásticos mais versáteis e largamente empregado na construção civil. Outros derivados estão presentes em processos dos setores de siderurgia e mineração que, por sua vez, fornecem matéria-prima para os segmentos automotivo, eletrônicos e elétricos, recreação etc.

Produtos à base de cloro também protegem as lavouras, assegurando o fornecimento de grãos e vegetais. A água sanitária (hipoclorito de sódio) é fortemente difundida na higienização de alimentos. Na área da saúde, o cloro é componente básico de 85% dos remédios, para o tratamento de doenças como hipertensão, câncer, AIDS, pneumonia, alergias, diabetes e meningite, só para citar alguns exemplos.

Como o cloro e a soda são produzidos em uma proporção fixa, o suprimento de um pode ser delimitado pela demanda do outro e vice-versa. Os preços do cloro e da soda estão intimamente ligados às variações da oferta e da demanda.