PVC

A principal aplicação industrial do cloro é na fabricação de PVC (cloreto de polivinila),  umn plástico muito importante, que é utilizado em escala industrial desde 1930. Feito a partir de sal (57%) e óleo (43%), o PVC é um material sustentável, menos dependente do petróleo do que qualquer outro termoplástico. Devido à sua natureza versátil, tem aplicações industriais e comerciais nas áreas de construção civil, medicina, alimentos (insumo para a produção de embalagens), calçados, brinquedos, fios e cabos, revestimentos e outros. Como isolante térmico é muito utilizado em janelas, portas e forros.

Na indústria automobilística, o PVC entra em muitos componentes do carro, como estofados de vinil, parachoques e tapetes, almofadas de assento de poliuretano, painéis, correias do ventilador e alternador, mangueiras, juntas e vedações, aditivos de combustível e de freio e transmissão de fluidos.

Nas aeronaves, é empregado na fabricação de titânio nos motores a jato e de alumínio na fuselagem.

Também é relevante para a indústria de Tecnologia da Informação, embalagem, moda, design, materiais de revestimento, dispositivos médicos e uma infinidade de outros usos.

O Instituto do PVC, fundado em 1997, reúne os segmentos da cadeia produtiva do PVC, representada por fornecedores de matérias-primas, insumos e utilidades, produtores de  resinas, aditivos, equipamentos, indústria de transformação, recicladores e distribuidores.