Home / indústria / Indústria doa 170 mil litros de hipoclorito de sódio para desinfecção de locais públicos

Indústria doa 170 mil litros de hipoclorito de sódio para desinfecção de locais públicos

Cerca de 30 cidades brasileiras estão recebendo doação de hipoclorito de sódio para combater o novo coronavírus, protegendo a população da doença.  O hipoclorito é muito eficaz para matar o coronavírus, pois atua diretamente na parede celular do vírus e também ajuda a combater a larva do mosquito Aedes aegypt,  transmissor da dengue, zika e chicungunha.

Braskem, Compass Minerals, Chemtrade, Katrium, Unipar  e Hidromar  estão participando da iniciativa. Já foram doados cerca de 170 mil  litros  de  hipoclorito de sódio para a pulverização de ruas, praças, postos de saúde, supermercados, bancos, ou seja, locais públicos e privados que costumam ter concentração maior de pessoas.  Estão recebendo a doação do produto as cidades do Rio de Janeiro,  Cubatão (SP), Aracruz (ES) e Igarassu (PE) ,  algumas cidades do Paraná, como Araucária Nova Santa Rita e Colombo, entre outras.

“Essa iniciativa das indústrias do setor de cloro-álcalis tem por objetivo diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus , especialmente na área da saúde. Precisamos nos unir e ajudar o poder público e as comunidades a enfrentar e vencer esse momento tão difícil”, afirma  o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Martim Afonso Penna.

O médico toxicologista Flavio Zambrone explica que a ação do hipoclorito  de sódio se dá pelo processo de oxidação da parede celular do vírus, eliminando a  maior parte de outros germes e bactérias causadores de doenças transmissíveis. “Esse processo de oxidação é o mesmo que age sobre as larvas do Aedes aegypti e, por isso, a pulverização com hipoclorito que está sendo feita em algumas cidades terá efeito positivo também para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A pulverização de ambientes públicos e privados com hipoclorito de sódio é um método adotado por vários países do mundo, inclusive os EUA, para controlar o crescimento, diminuindo a população de mosquitos como o Aedes.

Veja também

Mais associadas fazem doações de hipoclorito de sódio

A corrente de solidariedade  continua se fortalecendo no setor de cloro-álcalis, com novas doações de …