Home / Noticias / Como usar a água sanitária para combater o coronavírus

Como usar a água sanitária para combater o coronavírus

 

A água sanitária diluída em água potável é eficaz para eliminar o coronavírus, conforme já comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que lançou, este mês, um manual com orientações sobre o uso correto do produto nas superfícies de objetos. Para ajudar a enfrentar a pandemia, o Conselho Federal de Química publicou um roteiro com as dicas.
Na hora de comprar água sanitária, é preciso conferir se a concentração de cloro ativo é de 2% a 2,5%. É importante que o produto tenha o registro do Ministério da Saúde. Se usada corretamente e nas medidas certas, a água sanitária diluída em água é capaz de matar o vírus em até 20 segundos .
Nesse caso, não adianta nada usar água sanitária pura, alertam especialistas. Isto porque o que mata o vírus é uma substância chamada “ácido hipocloroso (HClO)” que não existe em pH tão alto como o da água sanitária pura.

Confira as dicas a seguir e mantenha o vírus longe da sua casa!

Limpeza de superfícies (mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado)
Misture 25 ml de água sanitária (ou o equivalente a meio copinho de 50 ml) em um litro d’água limpa. Umedeça um pano nessa solução e higienize as superfícies.
Nessa concentração, a menos que você seja alérgico ou tenha a pele muito sensível, não há necessidade de usar luvas.

Borrifador

Outra opção muito prática é colocar a solução dentro de um borrifador de plástico, mas aí é preciso tirar o excesso da superfície, após a aplicação, com um pano seco e limpo. Esse método evita o contato direto com a solução.
Mas não deixe o frasco exposto a luz. Guarde em lugar fresco, dentro de um armário e somente retire no momento que for utilizar.
É importante também identificar o frasco com uma etiqueta “Água sanitária diluída” ou escreva o nome no frasco com uma caneta de tinta permanente, ,

Limpeza de pisos, áreas abertas, sanitários, solas de sapato

Nesse caso a solução é mais concentrada. Adicione 50 ml de água sanitária (equivalente a copinho descartável de café cheio), para um litro de água.
Umedeça nessa solução um pano limpo e passe no piso, nos sanitários e nas solas de sapato.
Aqui também vale a dica de guardar a água sanitária diluída num borrifador, mas é preciso tirar o excesso logo após a aplicação com um pano seco e limpinho.

ATENÇÃO: Por ser uma solução mais forte, é preciso usar luvas.

Veja também

Mais associadas fazem doações de hipoclorito de sódio

A corrente de solidariedade  continua se fortalecendo no setor de cloro-álcalis, com novas doações de …