Home / Noticias / Dia Mundial da Água destaca as mudanças climáticas

Dia Mundial da Água destaca as mudanças climáticas

Água e mudanças climáticas é o tema do Dia Mundial da Água, que este ano será comemorado em 22 de março, domingo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de alertar o mundo sobre a  importância de preservação deste recurso finto e que essencial à vida. É também uma oportunidade para refletir sobre as condições da infraestrutura hídrica e os problemas associados à sua restauração e proteção.

A data também serve como lembrete para um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que  é o de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos. Nesse sentido, os marcos regulatórios e legais devem reconhecer o direito à água para todas as pessoas.

Infelizmente a falta de água potável ainda é uma realidade para 1 a cada 3 pessoas no mundo.  Segundo a ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm serviços de água potável.

No Brasil, segundo  estudo do Instituto Trata Brasil,  ainda existem 75 milhões de pessoas desprovidas de serviços básicos  de de tratamento de água, esgoto e coleta de lixo. Ainda de acordo com o Trata Brasil, atualmente apenas 41,5% dos municípios possui o Plano Municipal de Saneamento Básico, regulamentado ou não.  Nos últimos anos, o país tem registrados avanços na distribuição de água potável, mas ainda há uma perda grande, de 38,45%. Na região Norte essa perda é bem maior, de 55,53%.

Veja também

Abiclor adota providências emergenciais para mitigar riscos do coronavírus

    Em razão do agravamento  da crise do coronavírus no Brasil,  a Abiclor adotou …